Edit Template

Aeroporto das Lajes com novo sistema de observação meteorológica em Junho

De acordo com a Antena 1 Açores, o aeroporto das Lajes vai ter agora um sistema automático de observação meteorológica próprio. O serviço era até agora garantido pela Força Aérea americana. Esta é uma condição essencial para finalizar um processo de certificação que começou em 2018, explicou Vítor Pereira, Director da Aerogare Civil das Lajes.
“Actualmente, a estação meteorológica que existia e existiu durante muitos anos, aqui no nosso aeroporto, era da Força Aérea norte-americana em que os parâmetros meteorológicos que eram emitidos eram apenas adequados à aviação militar, mas foram usados durante algum tempo na aviação civil. Com a certificação permanente tornou-se uma exigência a aquisição de uma estação meteorológica com os parâmetros da ICAO (Organização da Aviação civil internacional)”, disse o Director da Aerogare Civil das Lajes.
“As medições que eles fazem, e a grande diferença daqui é que eles conseguem ter de 10 em 10 minutos previsões, e este novo sistema que é uma das exigências da ICAO faz a previsão de 2 em 2 minutos, ou seja, a cada 2 minutos estamos a receber informações novas, tanto das condições meteorológicas da visibilidade e da própria orientação do vento. Isto vai permitir que a aviação se torne mais segura, sendo esta uma das exigências da ICAO”, declarou Vítor Pereira.
O contrato de instalação desta estação foi assinado em Dezembro de 2023 e ascende aos 730 mil euros. O prazo de execução é de 6 meses e o sistema deve estar operacional em Junho.

Edit Template
Notícias Recentes
Hotel Hilton organiza passagem de ano com programa especial
Fundo de Resolução recebe dividendos da Oitante para suportar perdas de 489 milhões de euros com o BANIF
Hotéis do Grupo Bensaúde propõem passagens de ano com muita animação
Pianista ribeiragrandense Francisco Pinto dá o seu primeiro concerto
Observatório Astronómico de Santana Açores realiza primeiro Espaço Aberto a 3 de Janeiro
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores