Edit Template

PS acusa Governo Regional de falta à verdade

O PS-Açores acusou ontem o Governo Regional faltar à verdade aos açorianos, quando prometeram contas equilibradas e um endividamento zero.
“Afinal, a realidade é outra e aquilo que apresentam é um valor recorde da dívida e contas públicas desequilibradas, em contraciclo com o resto do país”, acrescenta o PS.
Segundo os socialistas, “os dados agora divulgados comprovam é que não existiu, de facto, endividamento zero e, no final de 2023, a dívida bruta dos Açores, atingiu o valor recorde 3.202,8 milhões de euros; Esse valor recorde representa um aumento de cerca de 140 milhões de euros face ao ano anterior e incumpre, mais uma vez, o que foi aprovado no Parlamento dos Açores”.
“É igualmente preocupante o facto de que o saldo negativo de 2023 (146 milhões de euros) equivale a quase o dobro do registado em 2019, período pré-pandemia (74,7 milhões de euros)”, acusa ainda o PS, acrescentando que “o desequilíbrio das contas públicas de 2023 só não é mais acentuado, porque o Governo Regional dos Açores atrasou pagamentos e registou despesa no ano seguinte, ou seja, em janeiro de 2024; Só assim se explica que em apenas um mês de 2024 (Janeiro), a despesa pública da Região tenha excedido as receitas em mais de 76 milhões de euros (défice orçamental)”.
“Ao longo dos últimos 3 anos, o PS/Açores tem, por diversas vezes, exposto – com preocupação – as opções erradas levadas a cabo por este Governo de coligação, as quais têm arrastado a Região para uma situação financeira muito débil, com consequências para as famílias e empresas açorianas” conclui o PS, através do deputado Carlos Silva.

Edit Template
Notícias Recentes
“A minha maior inspiração é saber que essas pessoas vão poder recordar e eternizar momentos únicos através do meu trabalho.”
Paulo do Nascimento Cabral satisfeito pela colocação do POSEI no centro das prioridades do próximo QFP
Construção de um ambiente laboral mais justo, colaborativoe sustentável depende de todos, defende Maria João Carreiro
Concelho da Ribeira Grande renova bandeira azul em cinco zonas balneares
“Agricultura está no centro das nossas vidas”, sublinha António Ventura
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores