A quarta edição do TrailRun Real Priolo contará este ano, a 27 de Abril, com o maior número de participantes verificado neste tipo de prova. Para a Câmara do Nordeste, representada na conferência de imprensa pelo vice-presidente e responsável pelo pelouro do desporto, Marco Mourão, esta grande adesão ao TrailRun Real Priolo deve-se à beleza natural do Nordeste e ao tipo de trilhos, na sua maioria de montanha, mas também incluindo o magnífico trilho da Fajã do Araújo e o Lombo Gordo.
Em conferência de imprensa, realizada esta tarde, de arranque da quarta edição do TrailRun Real Priolo, Marco Mourão salientou o crescimento quantitativo de participantes que a prova tem vindo a registar desde a primeira edição, acompanhado, consequentemente, do aumento de número de familiares que acompanham os inscritos, o que tem trazido um impacto positivo à economia do concelho.
O Vice-presidente do município deixou um agradecimento à Juventude Ilha Verde e à Associação de Atletismo de São Miguel, como parceiros do TrailRun Real Priolo, e ao Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, parceiro da autarquia no desenvolvimento do desporto não federando, graças aos quais, e ao trabalho de um ano inteiro, se conseguiu cumprir o objectivo a que a Câmara do Nordeste se tinha proposto.
O agradecimento do Vice-presidente da autarquia foi também para a Direcção Regional dos Recursos Florestais e aos Serviços Florestais de Nordeste, assim como, às juntas de freguesia, pelo trabalho despendido na manutenção e limpeza de trilhos, por vezes afectados por derrocadas em virtude de chuvas intensas, e às dezenas de voluntários que no dia 27 de Abril estarão a colaborar com a realização da prova, sendo o seu contributo fundamental para se conseguir acolher um evento com mil participantes.
A conferência de imprensa desta tarde teve também a presença dos parceiros, entre estes, o coordenador do Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, Hélder Camarinha, que apontou o TrailRun Real Priolo como o evento anual desenvolvido pelo Centro com maior número de inscritos, tendo em todas as edições cumprido com as metas a que se tinha proposto, designadamente, chegar aos mil inscritos, e integrar o calendário nacional e internacional de trail.
Para o coordenador do Centro Desportivo, o Pico da Vara, como maior altitude de São Miguel, é um dos focos do TrailRun Real Priolo, mas também outras paisagens do concelho, as quais o Centro tem procurado promover, dando o exemplo da conferência de imprensa que teria sido realizada no Jardim da Ribeira do Guilherme se as condições atmosféricas o tivessem permitido.
O percurso de 2024 repete-se pela segunda vez, sendo prática a alternância de percurso de dois em dois anos para que seja possível oferecer paisagens e zonas de interesse diferentes.
Para o coordenador do Centro, a grande procura por provas em trilhos que se verifica ao nível regional e nacional poderá carecer de uma reorganização por parte dos promotores para que se evite a sobreposição de provas em desfavor de participantes que desejam inscrever-se em várias.
Foi salientado o kit que será entregue aos atletas, para o qual contribuíram empresários locais e da Região; o convívio que será proporcionado no final; a colaboração de forças vivas do concelho na organização desta grande recepção; o sector do alojamento pela oferta de vouchers, e o grande número de parceiros que apadrinham a prova.
O serviço de babysitting foi outro ponto salientado por Hélder Camarinha, como apoio às famílias que queiram fazer a prova, e ao fim solidário do trail cujo valor de 1,00€ de casa inscrição reverterá para a Associação Amizade 2000 com a finalidade de contribuir para a qualidade dos serviços prestados por esta IPSS.
O Presidente da Juventude Ilha Verde, Paulo Costa, como entidade parceira, sublinhou a grande participação de patrocinadores que a prova alcançou, contribuindo para um kit que será o melhor até agora neste tipo de prova, e para a qualidade do evento no seu todo.
Rui Durão, representante da Associação de Atletismo de São Miguel, também parceira, enalteceu a actividade da Câmara do Nordeste, que conta actualmente com 5 corridas, entre trail e corrida de estrada.
Referindo-se ao TrailRun Real Priolo, salientou a componente competitiva da prova aliada à actividade física e à saúde, e à promoção que faz dos Açores e à própria conservação dos trilhos.
A fechar a conferência, foi anunciada pelo Vice-presidente da Câmara do Nordeste a edição de 2025 que se realizará a 26 de Abril.