Edit Template

Enfermeiros da Macaronésia reunidos em P. Delgada

Está a decorrer no auditório IX da Universidade dos Açores, as III Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia.
O evento formativo é organizado pela Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, em conjunto com a Universidade de Las Palmas de Gran Canária, a Universidade de Santiago de Cabo Verde e a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny da Madeira.
Conta com cerca de 700 inscritos dos 4 arquipélagos, que terão a oportunidade de refletir sobre temáticas prementes da Saúde Global e Planetária, nomeadamente os desafios que se colocam em matéria dos Contextos de Saúde e Ambiente, Migrações e Saúde e Multiculturalidade e Saúde. Também se refletirá sobre “Os Enfermeiros – o nosso futuro. O poder económico do cuidado”, tema proposto pelo Conselho Internacional de Enfermagem para as comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro.
A 21 de Outubro haverá lugar a um evento social, destacando-se – O concerto ENFERMEIROS QUE (EN)CANTAM. Será um encontro musical de alguns enfermeiros desta região que, para além da sua atividade profissional se dedicam, enquanto agentes culturais, à interpretação e divulgação da música portuguesa e açoriana.
Tendo como Pivot a cantora Helena Oliveira, que nos leva nesta viagem, e como participantes as cantoras Bárbara Moniz, Maria João Vaz do Rego e Raquel Dutra é um evento musical pensado para prestar tributo a alguns dos muitos autores que povoam os nossos horizontes musicais e que, desde o povoamento, até às últimas décadas têm emprestado a sua genialidade artística e cultural à região. A acompanhá-las nesta viagem, três músicos de eleição do panorama regional: Carlos Frazão ao piano e direcção musical; Mike Ross no contrabaixo; Ricardo Melo na viola da terra. É uma tripla viagem: pelas diferentes ilhas dos Açores e desde as raízes da música tradicional até à música composta na contemporaneidade, estabelecendo-se ainda ligações entre o continente e as ilhas, num movimento contínuo, que é também o dos seus autores e compositores, em que os poemas e os temas nascem desta necessidade de partir e do desejo de permanecer na ilha.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores