Edit Template

Ideias Há Muitas: O fator do sucesso

Circulem por aí, e reparem que todos se queixam de algo, a todo o momento. Isso pode ser ouvido em todo o lado para onde vamos, o mundo de pernas para o ar, com um rol extenso de queixas, lamentos, injustiças, traumas, marcas de vidas amargas, ou porque a sorte nunca lhes bateu à porta, desemprego, sobretudo abandono escolar, e toda uma parafernália de causas e fatores propícios ao insucesso.
E, em certa medida, tudo parece acontecer, primeiramente na Escola, local de que muitos portugueses nunca gostaram. Vivendo de uma bipolaridade motivacional, ora somos os maiores e vamos vencer os espanhóis, ora uma só formiga vai-nos destruir e entregar-nos aos russos, os portugueses desacreditaram o seu futuro quando desacreditaram a Escola, não enquanto instituição formal de aprendizagens, mas enquanto local de troca de experiências, informações, conhecimentos e competências. A Escola, sobretudo desde os anos 90, tornou-se um local chato e aborrecido.
Mas apesar dessa mesma Escola ter mudado e ter-se tornado moderna, com aprendizagens renovadas e metodologias que respeitam o ser humano em toda a sua dimensão e integridade, com a disciplina de Educação Sexual, que serve uma agenda, por vezes, duvidosa, com a disciplina de Cidadania, tendo os alunos acesso a um leque de temas e atividades há muito exigidos, tendo-se construído escolas confortáveis e modernas, contratados professores altamente especializados, aberto gabinetes de psicologia, ou seja, uma melhoria global nunca antes vista, hoje persiste o status pessimista que rima com insucesso, tristeza e frustração. Afinal, o que se passa?

Luís Soares Almeida*

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores