Edit Template

Alexandra Manes demite-se de dirigente do BE em ruptura com António Lima

A ex-deputada do Bloco de Esquerda à Assembleia Legislativa dos Açores, Alexandra Manes, demitiu-se das funções no Secretariado Regional e na Comissão Coordenadora da estrutura partidária regional, em divergência com o líder bloquista no arquipélago, António Lima.
“Apresento a minha demissão do Secretariado e da CCR [Comissão Coordenadora Regional], pois não me parecem estar reunidas as condições para me manter nestes órgãos de decisão interna”, escreve a dirigente numa carta enviada aos órgãos do partido, explicando que esta “ruptura” não é com o projecto político do BE, “mas sim com a actuação do coordenador regional”.
António Lima não quis fazer comentários, alegando tratar-se de questões que devem ser discutidas apenas no interior do partido.
Na missiva, Alexandra Manes assume a sua “insatisfação” com o rumo interno que o BE/Açores tomou, desde que António Lima, agora deputado único no arquipélago, lidera a estrutura.
“Não é de agora, nem do último ano, que alerto para o caminho que o BE toma, seja na falta de aproximação às e aos seus aderentes de base, seja nos processos internos”, lembra a ex-deputada do Bloco, que não conseguiu ser reeleita nas regionais de 4 de Fevereiro, pelo círculo eleitoral da Terceira, onde era cabeça de lista.
Alexandra Manes diz haver questões internas que lhe desagradam “como dirigente política e como cidadã” e dá vários exemplos, desde a obrigatoriedade de os candidatos do BE assumirem um compromisso escrito com o partido até à “centralização da campanha eleitoral numa única pessoa”, como considera ter acontecido em Fevereiro.
A ex-deputada refere também que foi António Lima quem decidiu acabar com a rotatividade dos deputados eleitos pelo círculo regional de compensação (que se verificava nas anteriores legislaturas) sempre que estiver em causa a eleição do coordenador regional do Bloco: “uma exceção criada e redigida por si próprio”.“Não posso deixar também de mencionar a tentativa de descredibilização da minha pessoa que está a ser feita pelo coordenador regional”, critica, queixando-se de ter sido “afastada” de cargos de nomeação política, na representação parlamentar do BE no parlamento açoriano, por “falta de confiança política”.
A dirigente demissionária acusa ainda António Lima de ter impedido por várias vezes que os órgãos regionais do partido apresentassem propostas alternativas à liderança do Bloco nos Açores, inviabilizando internamente o surgimento de candidaturas concorrentes.

Edit Template
Notícias Recentes
50 anos do 25 de Abril assinalados em Ponta Delgada
Smartwings liga Praga a Ponta Delgada a partir de amanhã
Greve na Atlânticoline foi cancelada
Matuê e Xutos & Pontapés confirmados no último dia do MEO Monte Verde 2024
Detido indivíduo de homem fortemente indiciado da prática de crime de roubo em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores