Edit Template

Marinha coordena resgate de homem filipino a bordo de navio mercante nos Açores

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC LAJES), coordenou, desde o dia 28 de Dezembro, o resgate médico de um tripulante, que se encontrava a bordo do navio mercante “Nordic Sanngijuq”, com bandeira das Ilhas Marshall, a navegar a cerca de 374 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 601 quilómetros, a sudoeste da Ilha Terceira.
O tripulante de 40 anos, de nacionalidade filipina, apresentava um quadro clínico de cefaleia com alteração de estado de consciência e paralisação dos membros, com necessidade de cuidados médicos hospitalares imediatos.
O resgate foi efectuado pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o tripulante para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, onde aterrou às 6h23 (horas locais) de ontem, dia 29 de Dezembro de 2023.
À sua espera encontrava-se uma ambulância, que procedeu ao transporte do paciente para uma unidade hospitalar local.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, a FAP, o SRPCBA e a GNR, no âmbito do controlo de fronteiras e entrada de cidadãos estrangeiros no país.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores