Edit Template

Marinha coordena resgate de homem filipino a bordo de navio mercante nos Açores

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC LAJES), coordenou, desde o dia 28 de Dezembro, o resgate médico de um tripulante, que se encontrava a bordo do navio mercante “Nordic Sanngijuq”, com bandeira das Ilhas Marshall, a navegar a cerca de 374 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 601 quilómetros, a sudoeste da Ilha Terceira.
O tripulante de 40 anos, de nacionalidade filipina, apresentava um quadro clínico de cefaleia com alteração de estado de consciência e paralisação dos membros, com necessidade de cuidados médicos hospitalares imediatos.
O resgate foi efectuado pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o tripulante para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, onde aterrou às 6h23 (horas locais) de ontem, dia 29 de Dezembro de 2023.
À sua espera encontrava-se uma ambulância, que procedeu ao transporte do paciente para uma unidade hospitalar local.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, a FAP, o SRPCBA e a GNR, no âmbito do controlo de fronteiras e entrada de cidadãos estrangeiros no país.

Edit Template
Notícias Recentes
Venda de casas arrefece e oferta imobiliária aumenta 16% em Ponta Delgada
Oposição vai requerer inconstitucionalidade da polémica prioridade nas creches
Os cinco pisos da ala nascente do HDES já estão reabertos e acolhem 76 doentes
Missa aos sábados na Ermida de Nª Sª da Paz
Tolerância de ponto para a função pública em festas do Pico, Santa Maria e Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores