De acordo com a Antena 1 Açores, sete anos depois da chegada a Santa Maria, quase três depois da sua inauguração, a antena de 15 metros que veio da Austrália foi adjudicada à Thales Edisoft Portugal.
“Finalmente, passados alguns anos foi assinado o contrato de concessão entre a Agência Espacial Portuguesa e a Thales Edisoft Portugal para a exploração da antena de 15 metros nos próximos 10 anos”, declarou Vera Carvalho, Directora do teleporto de Santa Maria.
A directora do teleporto de Santa Maria diz que por enquanto não há qualquer missão atribuída, porque é necessário recuperar a antena que esteve parada quase 3 anos.
“Temos um plano de negócios mas não existe nenhum projecto concreto. O nosso foco passa por nos próximos 9 – 10 meses capacitar a antena de todas as suas funcionalidades. A antena está funcional, mas não está operacional”, disse Vera Carvalho.
“Falta-lhe todas as capacidades de back-end para projectos específicos, que passa por um investimento da Thales Edisoft Portugal, neste momento, para podermos concorrer a projectos científicos ou de outro calibre que o teleporto ainda não tem”.
Quanto à participação anunciada nos projectos da ESA (European Space Agency) sobre o estudo da coroa solar e da missão de exploração no planeta Marte, Vera Carvalho não dá certezas: “Vai depender um pouco do tempo que isto vai levar e do timeline destes projectos”, finalizou.