Edit Template

Antena de 15 metros em Santa Maria foi adjudicada à Thales Edisoft Portugal

De acordo com a Antena 1 Açores, sete anos depois da chegada a Santa Maria, quase três depois da sua inauguração, a antena de 15 metros que veio da Austrália foi adjudicada à Thales Edisoft Portugal.
“Finalmente, passados alguns anos foi assinado o contrato de concessão entre a Agência Espacial Portuguesa e a Thales Edisoft Portugal para a exploração da antena de 15 metros nos próximos 10 anos”, declarou Vera Carvalho, Directora do teleporto de Santa Maria.
A directora do teleporto de Santa Maria diz que por enquanto não há qualquer missão atribuída, porque é necessário recuperar a antena que esteve parada quase 3 anos.
“Temos um plano de negócios mas não existe nenhum projecto concreto. O nosso foco passa por nos próximos 9 – 10 meses capacitar a antena de todas as suas funcionalidades. A antena está funcional, mas não está operacional”, disse Vera Carvalho.
“Falta-lhe todas as capacidades de back-end para projectos específicos, que passa por um investimento da Thales Edisoft Portugal, neste momento, para podermos concorrer a projectos científicos ou de outro calibre que o teleporto ainda não tem”.
Quanto à participação anunciada nos projectos da ESA (European Space Agency) sobre o estudo da coroa solar e da missão de exploração no planeta Marte, Vera Carvalho não dá certezas: “Vai depender um pouco do tempo que isto vai levar e do timeline destes projectos”, finalizou.

Edit Template
Notícias Recentes
Chega diz que “Pico é uma vítima do excesso de proibicionismo”
Lagoa terá Plano Municipal de Juventude
Bombeiros de Ponta Delgada irão transportar Coroa do Município na Grande Coroação
Água Retorta recebe XII Mostra Gastronómica no final de Julho
Povoação prepara-se para “Kids Festival” nos dias 20 e 21 de Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores