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Uma cultura da leitura e da escrita

Várias personalidades conhecidas do mundo cultural francês escreveram recentemente ao ministro da educação pedindo-lhe que, em vez de se preocupar em proibir o modo de vestir que possa ir contra a “laicidade” do Estado, devia preocupar-se antes com que os alunos aprendam a ler e a escrever, fins absolutamente elementares da educação primária.Dão-se conta de que a grande maioria dos jovens hoje em dia encontra dificuldades sérias para ler, e de que lhes custa escrever textos coerentes e facilmente compreensíveis, articulando pensamentos e raciocínios.Não se trata somente dos frequentíssimos erros ortográficos, que são vistos como a ponta do iceberg, mas de valorizar a expressão escrita no ensino primário, onde se põem os fundamentos de todo o ensino posterior.Aprender a escrever, defendem eles, é aprender a pensar, a traduzir e comunicar ideias e a desenvolver um são espírito crítico.Não esqueçamos que muitas violências e fraturas sociais se nutrem da “pobreza” de palavras e de pensamento, e da pequena capacidade de comunicar de um modo compreensível. Com esta “pobreza” muitos tornam-se alvos fáceis de ideologias manipuladoras que os podem levar a atuar de um modo fanático.Não há reflexão eficaz por parte dos alunos se eles não aprendem de verdade a ler e sintonizar com um texto, a escrever e comunicar sem superficialidade e de um modo que o outro compreenda o que se quer dizer ou defender.Terminam pedindo ao ministro que estabeleça pelo menos meia hora diária de leitura e escrita criativa longe das omnipresentes novas tecnologias.Não parece um tempo exagerado tendo em conta a importância do que está em jogo. Sugerem que decisões como esta são o melhor caminho para termos esperança de construir uma verdadeira cultura da leitura e da escrita, acompanhada por um uso inteligente das tecnologias que temos disponíveis e que tanto nos facilitam a vida.

Pe. Rodrigo Lynce de Faria

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