Edit Template

Atlânticoline lança concurso para aquisição de dois barcos eléctricos por 25 milhões de euros

A Atlânticoline lançou ontem um concurso público para a construção de dois navios eléctricos, no valor de 25 milhões de euros, que deverão integrar a operação nas ilhas do Triângulo, nos Açores, em 2026.
Os navios, que irão transportar passageiros e viaturas, deverão operar no canal Horta/Madalena e no canal Velas/São Roque e serão movidos inteiramente a energia elétrica, segundo a empresa, que tenciona que as embarcações integrem a operação da empresa em 2026.
Segundo a empresa pública, o preço base é de 25 milhões de euros para os dois navios e as candidaturas poderão ser entregues até 14 de fevereiro de 2024.
A construção dos dois navios eléctricos tem como objectivo “descarbonizar a operação da empresa no Triângulo”, sublinha a Atlânticoline.
“Trata-se de um concurso limitado por prévia qualificação, com publicidade internacional, que tem por objecto a escolha da proposta que servirá de base à outorga de um contrato para a construção de dois navios eléctricos, destinados ao transporte de passageiros e viaturas na Região Autónoma dos Açores”, segundo explica ainda a operadora marítima, numa nota de imprensa.
Além das construções, certificações, homologações e aprestamentos dos navios, o contrato abrange a realização e desenvolvimento dos projectos, ensaios e testes.
Actualmente, a frota própria da Atlânticoline é composta por cinco embarcações: a lancha Ariel, com capacidade para 12 passageiros, os navios Cruzeiro das Ilhas e Cruzeiro do Canal, com capacidade para 191 passageiros, e os ferries Mestre Jaime Feijó e Gilberto Mariano, cujas capacidades são, respectivamente, 333 passageiros/13 viaturas e 296 passageiros/10 viaturas.
Recorde-se que a intenção da Atlânticoline, por orientação do Governo Regional, é que, depois da aquisição destes dois navios, seja dispensado um dos que operam actualmente no triângulo para efectuar a operação entre S. Miguel e Santa Maria.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores