A Cleanwatts, juntamente com a empresa açoriana Kinergy, vai implementar a primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) nos Açores.
Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e a empresa climate tech com sede em Coimbra e espera que seja “o início da transição energética, também, nos Açores”.
Maria João Benquerença, Directora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, frisa que “é uma alegria apresentar a primeira Comunidade de Energia do arquipélago, depois de já sermos uma empresa pioneira na criação de CER em Portugal continental”.
Para a responsável, esta comunidade nos Açores tem a especial vantagem de se “suportar em investimentos que já tinham sido feitos pela autarquia, não implicando investimento do município, mas apenas a valorização dos recursos já existentes e a partilha dos seus benefícios pela comunidade”.
A CER vai ser criada a partir da capacidade fotovoltaica previamente instalada pela autarquia, com vista a produzir energia renovável nos edifícios públicos, cujo investimento foi comparticipado em 85% através do programa Açores 2020, tendo o objectivo de aumentar a eficiência energética dos edifícios públicos e reduzir a factura energética.
Assim, a CER possibilitará a valorização e rentabilização do investimento já realizado pela autarquia, ao permitir que o excedente (energia produzida e não consumida localmente) seja partilhada pelos membros da CER que se encontrem na proximidade, permitindo uma poupança na fatura energética.
O município irá agora identificar as cerca de 30 famílias que poderão fazer parte desta comunidade, passando assim a beneficiar de energia partilhada, limpa e a uma tarifa reduzida.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, destaca, que “esta CER surge na sequência do investimento realizado pela autarquia com a colocação de painéis fotovoltaicos em imóveis públicos”.
“A ideia, a partir de agora, é partilhar com a comunidade os excedentes da produção realizada a partir de energias renováveis. O objectivo é reduzir a factura de energia de todos os que aderirem à comunidade”, frisa o autarca, acrescentando ainda que pretende “implementar o mesmo modelo em zonas industriais, como forma de atrair novas empresas para o concelho”.
A Cleanwatts é uma empresa climate tech focada em melhorar a relação da sociedade com a energia, onde ela é mais necessária: localmente.
Ao simplificar, amplificar e acelerar a transição energética para as comunidades locais, a empresa diz que está a abordar o trilema mais urgente do nosso tempo: descarbonizar, reforçar a segurança energética e reduzir os elevados custos da energia.