Edit Template

Prorrogado prazo de candidaturas para reestruturação de explorações agrícolas

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural informa que foi ontem republicado o Aviso 13/C05-i05-RAA/2023 (versão 1.1) do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no que respeita ao “Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, que prorroga o prazo de apresentação de candidaturas para o dia 29 de fevereiro de 2024.
Este aviso, que prevê os regimes de apoio à inovação de produtos e processos de produção e organização, à transição verde e à transição digital, destinados à reestruturação das explorações agrícolas, tinha inicialmente data limite de entrega de candidaturas o dia 26 de Janeiro, tendo agora sido prorrogado o prazo de entrega das mesmas para cerca de mais um mês, permitindo, assim, que mais agricultores se candidatem a esta medida.
A dotação orçamental do PRR afecta ao presente aviso é de quatro milhões de euros, podendo beneficiar do apoio previsto as pessoas, singulares ou colectivas, que se dediquem à produção agrícola primária.
Os apoios são atribuídos sob a forma de subvenção não reembolsável, sendo que as despesas elegíveis beneficiam de uma taxa de apoio de 80%, isto é, o apoio público por cada candidatura apresentada está limitado a 32.500 euros de despesa máxima elegível, sendo o apoio correspondente a 80%, ou seja 26 mil euros.
São apoios elegíveis a construção de reservatórios de água nas explorações agrícolas; a instalação de sistemas automatizados na alimentação animal e na ordenha; a aquisição de sensores para a deteção de doenças na horticultura e na fruticultura e de ‘drones’ (veículos não tripulados) para a pulverização de vinhas e campos de milho. O PRR integra a componente “Capitalização e inovação empresarial”, que prevê o investimento “Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, o qual visa contribuir para a resiliência e o crescimento sustentável do potencial produtivo regional, atenuar o impacto económico e social da crise no setor agrícola e agroalimentar dos Açores e contribuir para a dupla transição climática e digital nesse sector.

Edit Template
Notícias Recentes
Turistas gostam da paisagem e da segurança e não gostam dos serviços de restauração e dos transportes de táxis e de autocarros
Desaparecido turista belga que se encontrava a realizar um trilho pedestre na Lagoa do Fogo
Sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
Programa para a prevenção do cancro gástrico arranca na Terceira
Detido indivíduo fortemente indiciado da prática do crime de detenção de arma proibida na Ribeira Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores