Edit Template

Açores é a região do país onde se produz mais leite

Os Açores destacam-se como a região onde é produzido mais leite, seguindo-se o Porto e Braga, de acordo com dados divulgados ontem pela Marktest.
“Ao nível do distrito, a Região Autónoma dos Açores apresenta-se como a maior produtora deste alimento, responsável por 32,6% do total.
Segue-se o distrito do Porto, com uma quota de 18,9% e o de Braga, com 15,2%”, explica a Marktest.
Ora, “em conjunto, estas três regiões são responsáveis por dois terços da produção nacional”.
Citando dados do INE, a Marktest revela que o “país produziu 1.842 milhões de litros de leite em 2022, um valor que corresponde a 176 litros per capita”.
Este número revela uma descida de 3,4% face ao ano anterior e é o terceiro valor mais baixo desde 2015.
Em termos concelhios, foi em Vila do Conde que houve maior volume de leite recolhido, com 10% do valor nacional.
Os concelhos de Barcelos e Ponta Delgada ocupam as posições seguintes, com um valor semelhante (9,6%), aos quais se juntam a Ribeira Grande e Angra do Heroísmo (6,5% e 5,2%, respectivamente).
Do lado oposto, Faro é o único distrito do país onde não foi registada qualquer produção de leite, seguindo-se a Madeira e os distritos de Bragança e Viseu.

Edit Template
Notícias Recentes
Menos 1.010 beneficiários de Rendimento Social de Inserção nos Açores em onze meses, com quebra quase contínua
Descargas de pescado em lota caem 42,4% em Dezembro nos Açores, mas preço médio sobe para 9,31 euros por quilo
Berta Cabral marcou presença na reunião do Conselho Estratégico de Promoção Turística
Governo dos Açores aumenta capacidade de alojamento do Serviço de Apoio ao Doente Deslocado em Lisboa
Mário Rui Pinho destaca compromisso político que salvaguarda o Parque Marinho dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores