Edit Template

Centro Municipal de Cultura acolhe exposição de Joaquim Marques de 26 de Janeiro a 7 de Março

O Centro Municipal de Cultura irá inaugurar, no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 18h30, a exposição de pintura “Verdes Memórias” de Joaquim Marques.
A referida mostra é composta por 13 trabalhos a óleo, telas de pequeno formato, que convidam o público a acompanhar o artista numa viagem que liga paisagens oníricas a memórias longínquas.
Com esta exposição pretende-se despertar um olhar poético sobre “a natureza com os seus tons de verde e as suas texturas exuberantes, como uma metáfora do ciclo da vida, eterno e aparentemente imutável”.
Segundo a sinopse de “Verdes Memórias” , “a infância para o poeta é um modo de ver o mundo, com a curiosidade de quem olha pela primeira vez para as coisas, e dessa forma ensina-nos que como adultos precisamos reaprender a reencantar-nos com as coisas à nossa volta com esse olhar puro da criança e o seu modo tão particular de habitar o mundo e tirar das experiências mais simples aventuras extraordinárias” e é este o verdadeiro objectivo desta exposição.
Quanto ao artista, Joaquim Marques, este formou-se na Escola de Artes e Design de Offenbach e na Escola de Belas Artes de Frankfurt, onde concluiu o Curso de Artes Visuais.
Joaquim Marques foi, ainda, bolseiro da Fundação Johannes Mosbach em Offenbach e do DAAD (Serviço de Intercâmbio Académico Alemão), em 2001/2002 desenvolveu um Projecto Individual de Pintura no Ar.Co em Lisboa, já em 2013 e 2016, viveu e trabalhou no Brasil e em 2015 criou, com a artista Letícia Barreto, o duo artístico Pocket Entropy, colaborando em vários projectos desde então.
O autor desta exposição, que estará patente neste espaço municipal de 26 de Janeiro a 7 de Março 2024, acabou por regressar a Portugal em 2017, foi artista residente na MArt em Lisboa, no SIAC 5 na Guarda e na Viarco em São João da Madeira e, actualmente, trabalha e reside em Alverca do Ribatejo.

Edit Template
Notícias Recentes
Gastamos mais nos transportes e menos em restaurantes e alojamento - Famílias açorianas têm despesa média anual de 19.400 Euros
Navio ‘Laura’ vai trazer 300 viaturas de Lisboa
PJ faz buscas na escola Antero de Quental
Região conta com mais 94 licenciados em enfermagem a partir de hoje
Novo concurso para reabilitar ruas nas Capelas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores