O porta-voz do PAN/Açores, Pedro Neves, juntou-se aos candidatos da ilha do Faial para dar voz às reivindicações dos profissionais de Saúde do Hospital da Horta, bem como às preocupações dos empresários da marítimo-turística Naturalist.
Segundo o PAN, “o sector da Saúde tem sido alvo de uma progressiva degradação ao longo dos últimos anos e na ilha do Faial o cenário não é dessemelhante, especialmente se considerada a fuga de profissionais de saúde para o sector privado e para outros mercados de trabalho mais competitivos”.
Os candidatos do partido defendem a aposta “na captação e fixação de médicos no SRS, recorrendo aos incentivos pecuniários e não pecuniários, e compensando aqueles que exercem as suas funções em exclusividade no SRS. Este é um meio para reduzir as listas de espera e melhorar a qualidade do SRS, assegurando o pleno acesso à prestação de cuidados médicos, evitando a deslocação de utentes para fora da Região, como se verificou no acesso à IVG”.
A par disso, “perante a escassez de profissionais de Saúde, o partido defende o aumento da oferta formativa na área da Saúde nas escolas profissionais. A iniciativa legislativa do PAN/Açores, que criou a carreira de técnico auxiliar de Saúde, pretendeu não só dar justiça a estes profissionais, como também valorizar a profissão, tornando-a mais atractiva, especialmente para os jovens”.
Os candidatos do PAN/Açores pretendem, ainda, que os profissionais de Saúde que realizam o transporte de doentes urgentes e não urgentes sejam compensados, sobretudo quando lhes é exigida a pernoita em ilha diferente daquela onde residem.
O porta-voz do PAN/Açores, Pedro Neves, afirma que “nos últimos três anos, cerca de 25% das medidas propostas pelo PAN/Açores foram direccionadas para o sector da Saúde. Não obstante, o PAN/Açores reforça a premência do investimento nesta área, valorizando carreiras e melhorando condições de trabalho”.
Ainda no decurso da visita ao Faial, os candidatos do PAN/Açores reuniram-se com a empresa Naturalist, salientando a aposta num turismo sustentável com menor pressão nas espécies marinhas, através, por exemplo, da redução da frequência de actividades de natação com golfinhos.