Edit Template

Vasco Cordeiro quer retomar transporte marítimo de passageiros e viaturas

Vasco Cordeiro salientou que a ilha das Flores precisa de um Governo Regional com a capacidade de “fazer o que tem de ser feito”, frisando que é necessária “maior capacidade de decisão, maior rapidez, maior celeridade e maior agilidade em recuperar a obra do porto das Lajes das Flores, essencial para esta ilha e para os Açores.
O candidato do PS/Açores às eleições Regionais do próximo dia 4 de Fevereiro falava no local, onde assumiu três compromissos do próximo Governo Regional para a ilha das Flores.
Vasco Cordeiro lembrou que as obras do porto das Lajes das Flores que foram concluídas, a ponte-cais e a obra de protecção de emergência, são obras que “foram ainda lançadas pelo Governo Regional do PS” e que “no passado mês de Outubro, fez quatro anos que o porto foi destruído pelo Furacão Lorenzo”.
“Durante três anos, o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) apenas avançou com o lançamento do concurso público para o cais comercial, quando em 2020, o Governo Regional do PS já havia sido apresentado um estudo prévio que previa que no primeiro trimestre de 2021, o projecto de execução já estivesse pronto”, sinalizou.
Vasco Cordeiro criticou que o Governo da Coligação se “desculpe” com o Governo da República”, quando “só em Outubro de 2023, a propósito de questões financeiras, é que o Governo Regional apresentou documentação ao Governo da República que levou à decisão imediata de reforçar a solidariedade nacional, a propósito do Furacão Lorenzo”.
O candidato do PS a Presidente do Governo Regional lembrou que a solidariedade nacional foi “assumida em 85% das despesas que foram da recuperação dos estragos do Furacão Lorenzo” e que aquilo que o Governo da Coligação fez, pela mão do seu Presidente, foi “pedir um limite para essa solidariedade”.
“Se há um problema de limite de solidariedade, isso deve-se ao actual Governo Regional, que pediu que fosse fixado esse limite de 128 milhões de euros, quando o que estava inicialmente assumido era 85% de cerca de 300 milhões de euros, que era o total dos prejuízos causados pelo Furacão Lorenzo”.
Vasco Cordeiro assumiu, igualmente, o compromisso de intervir no Porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, onde houve recentemente “derrocadas que poderiam ter sido evitadas se o Governo Regional tivesse agido a tempo logo quando foi avisado”, frisando que o Governo da Coligação “foi avisado para esta situação”.
“Mas há outro compromisso que quero deixar para com os florentinos e os açorianos, que é retomar o transporte marítimo de passageiros e viaturas, que é uma matéria essencial para a coesão dos Açores e para também prover a uma maior facilidade e eficácia na circulação e na mobilidade dos Açorianos, nomeadamente com o Grupo Ocidental”, finalizou o candidato do PS a Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores