Edit Template

Desemprego volta a cair nos Açores

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, revelou ontem que os Açores registaram 4.817 desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego da Região no final do mês de Dezembro de 2023, constatando-se uma descida de 0,56% nos inscritos à procura de primeiro e novo emprego face ao mês anterior, ou seja, Novembro, e de 14,85% em relação ao mês homólogo.
Em Dezembro último, foram satisfeitas 67 ofertas de emprego, que se refletiram na colocação de 71 açorianos no mercado de trabalho. Dos desempregados que se encontravam à procura de novo emprego, 76,08% enquadravam-se nas actividades do sector dos serviços, correspondendo a 89,31% da totalidade dos desempregados inscritos.
Relativamente à distribuição por ilha, São Miguel regista 66,33% dos desempregados na Região, a ilha Terceira, 16,21%, Pico, 6,23%, Faial, 3,59%, São Jorge, 2,16%, Graciosa, 2,01%, Flores, 2,01%, Santa Maria, 1,41%, e Corvo, 0,04%.
Por concelhos, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Angra do Heroísmo representavam 55,12% da totalidade dos desempregados registados nos Açores, no mês de Dezembro. No que concerne aos programas de inserção socioprofissional, em Dezembro de 2023, existiam 1.782 ocupados na Região, sendo 964 homens e 818 mulheres.
Relativamente às medidas de promoção de emprego jovem, no final do mês de Dezembro, foram observados 1761 jovens a desenvolver projectos em contexto real de trabalho, com destaque para o Estagiar L e T, e 251 açorianos em formação.
As publicações estatísticas relativas ao emprego na região podem ser consultadas no Portal do Governo dos Açores, através do endereço eletrónico: https://portal.azores.gov.pt/web/drqpe/estatistica

Edit Template
Notícias Recentes
Turistas gostam da paisagem e da segurança e não gostam dos serviços de restauração e dos transportes de táxis e de autocarros
Desaparecido turista belga que se encontrava a realizar um trilho pedestre na Lagoa do Fogo
Sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
Programa para a prevenção do cancro gástrico arranca na Terceira
Detido indivíduo fortemente indiciado da prática do crime de detenção de arma proibida na Ribeira Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores