Edit Template

Bandeira da Caridade de R. Peixe uniu dezenas de emigrantes em Fall River

Depois de ter estado no Canadá, onde foram promovidos convívios com as comunidades em Toronto e Montreal, levando a bandeira da Caridade aos emigrantes que tanto colaboram com estas festas há dezenas anos, com o objetivo de angariar fundos que, depois, no próximo ano, se irão transformar em esmolas de carne e pão para as famílias mais carenciadas da Vila de Rabo de Peixe, teve lugar no passado sábado no Centro Cultural em Fall River, um jantar-convívio com a presença da bandeira e do mordomo e família.
Atuaram os artistas da Vila de Rabo de Peixe e não só: Tanya Creador, Marc Dennis, Xa Xa, Sandro G e José Nazário, além da participação de uma dispensa de castanholas que abrilhantou o serão, num serão muito concorrido cujo público era constituído na sua larga maioria por naturais e descendentes daquela vila do concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.
Estas festas, de cariz religioso, têm na caridade o seu desígnio maior.
A Irmandade das Festas da caridade da Vila de Rabo de Peixe, São S. Miguel, foi criada a 23 de maio de 1875, com o propósito de celebrar o Divino Espírito Santo, dando auxílio aos mais pobres e matando a fome da população de Rabo de Peixe.
Esta Vila vê nesta festa uma forma de convívio, mas, sobretudo, de partilha.
Aqui, o mordomo dá esmolas aos mais pobres, distribuí pão, carne e vinho por centenas de famílias da freguesia, no total de mais de mil pessoas.
Só o ano passado foram distribuídas perto de dez toneladas (dez mil quilos) de carne.
Nestes valores, além das esmolas feitas, juntam-se pensões de irmão e criadores a seco, de pessoas que se associam a estas festividades como irmãos.
Com mais de 100 anos de existência, desta vez o mordomo é um jovem com 26 anos, Rúben Pacheco Correia, pelos registos um dos mais jovens mordomos de sempre, a fazer uma caminhada pela diáspora.
A Bandeira da Caridade, como é conhecida nos Açores, quebra barreiras sociais e une todos num só objetivo de solidariedade e caridade.

Exclusivo Portuguese Times/
Diário dos Açores

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores