Edit Template

CDU afirma que habitação foi deixada ao abandono pelos governos

A CDU afirmou ontem que “apesar das competências previstas na Autonomia Regional, o sector da habitação tem sido deixado ao abandono pelos governos regionais”.
“O resultado é um mercado fortemente liberalizado, no qual o direito à habitação fica para segundo plano, enquanto o lucro dos bancos e das grandes fortunas se impõe de forma quase absoluta”, acrescenta a coligação liderada por Marco Varela.
A coligação denuncia que “a situação afecta quase todos, mas é particularmente sentida pelas famílias em que apenas um dos elementos trabalha, com filhos a estudar fora, afectadas pelo desemprego ou com o salário mínimo, e ainda pelas famílias monoparentais: muitas dessas pessoas já perderam a casa ou estão em riscos de a perder”.
E adianta: “É praticamente impossível para os jovens terem casa própria, perante os efeitos da especulação imobiliária e o aumento das prestações aos bancos. Efectivamente, é impossível ignorar os lucros dos bancos: são 360 milhões de euros todos os meses, o equivalente a mais de 3 meses de salário de todos os trabalhadores açorianos!”.
Estes números, segundo a CDU, “demonstram bem que a CDU tem razão: quando os bancos têm prejuízos, somos obrigados a salvá-los, através dos nossos impostos, quando os bancos têm lucros, que saem dos bolsos de quem trabalha, não estão dispostos renunciar nem a um cêntimo”.
Para a CDU, “quem lucra com o aumento dos juros é que os deve pagar! E agora, perto das eleições, parece que ninguém tem responsabilidades na actual situação. A realidade, porém, é outra. Seja o actual Governo egional e os partidos da extrema-direita que o apoiaram, seja o anterior governo regional, todos procuram esconder a sua verdadeira posição sobre este assunto: ainda há pouco tempo, votaram contra as propostas da CDU de pôr os bancos a pagar o aumento das prestações”. E conclui: “A CDU tem soluções para cumprir o direito à habitação: é urgente aumentar a oferta de habitação pública, controlar as rendas e pôr os bancos a pagar o aumento dos juros”.

Edit Template
Notícias Recentes
Santuário diocesano de Nossa Senhora da Paz assinala primeiro aniversário
Formação Coral Litúrgica para coralistas de São Miguel vai decorrer em Rabo de Peixe
Gasóleo mais caro e gasolina e gás butano descemde preço na entrada do novo ano
TC declara inconstitucionalidades em normas do regime de domínio público hídrico dos Açores
Três start-ups açorianas entre as que marcaram os 12 meses de 2025
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores