Edit Template

Cerca de 230 mil açorianos escolhem amanhã novo Parlamento e novo Governo

São exactamente 229.921 eleitores açorianos, cerca de mais 900 pessoas do que há quatro anos, que estão inscritos nos cadernos eleitorais e que poderão votar amanhã para um novo Parlamento e, consequentemente, um novo Governo dos Açores.
São Miguel, a maior ilha do arquipélago, elege 20 deputados, seguindo-se, por ordem do número de votantes em cada ilha, Terceira (10), Pico (quatro), Faial (quatro), São Jorge (três), Santa Maria (três), Graciosa (três), Flores (três) e Corvo (dois deputados eleitos por 355 eleitores).
Os restantes cinco deputados são eleitos pelo círculo de compensação, que reúne os votos não aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.
Para a história fica uma primeira vez dos Açores: a de que um mandato do Governo Regional não é cumprido até ao fim.
Recorde-se que o Presidente da República decidiu dissolver o Parlamento açoriano e marcar eleições antecipadas para este 4 de Fevereiro após o chumbo do Orçamento para este ano.

11 concorrentes
às eleições

Onze candidaturas concorrem às legislativas regionais, com 57 lugares em disputa no hemiciclo: PSD/CDS-PP/PPM (coligação que governa a Região actualmente), ADN, CDU (PCP/PEV), PAN, Alternativa 21 (MPT/Aliança), IL, Chega, BE, PS, JPP e Livre.
As eleições decorrem cinco semanas antes das legislativas antecipadas anunciadas para 10 de Março.
As urnas fecham às 19 horas em todas as ilhas e logo a seguir a rádio e televisão públicas transmitirão uma projecção dos resultados.

Pode seguir nas aplicações
móveis

Os resultados oficiais deverão ser conhecidos já pela noite dentro.
De qualquer modo, há aplicações móveis que permitem a consulta dos candidatos e dos locais de voto, possibilitando ainda, nesta noite Domingo, o conhecimento dos resultados das eleições legislativas regionais
As aplicações, através de ‘Apps’ dos sistemas operativos Android e iOS, têm a designação “Eleições Açores”.
As aplicações móveis, da responsabilidade da Direcção Regional de Organização, Planeamento e Emprego Público, disponibilizam informações sobre todos os candidatos, permitindo que os cidadãos, através do número de eleitor, saibam o local onde devem votar.
O acompanhamento do escrutínio provisório das eleições pode também ser efectuado através das aplicações a partir do encerramento das urnas, às 19 horas.
Os resultados são disponibilizados ao nível do arquipélago, da ilha, do concelho ou da freguesia, sendo apresentados, consoante o tipo de informação pretendida (votos, mandatos, eleitos), sob a forma de mapas geográficos, tabelas e gráficos, e podem ser procurados através da componente geográfica, usando mapas, ou através de caixas de pesquisa.
As aplicações permitem ainda consultar resultados de outras eleições e referendos.
Com esta ferramenta, pretende-se “oferecer um canal directo de interação com todos aqueles que têm interesse em acompanhar os resultados, proporcionado a melhor experiência possível e facilitando o conhecimento sobre todos os conteúdos de tão decisivo acto eleitoral”, refere fonte oficial.
Trata-se de uma mais-valia, pois “melhora a experiência do eleitor que tem interesse em saber mais sobre o processo eleitoral”, além de que se consegue “chegar a outras faixas etárias”.

Bom tempo amanhã
em todas as ilhas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para amanhã, nos Açores, céu nublado mas com abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e temperaturas de 18 a 19 graus.
“No Domingo, prevê-se céu nublado com abertas. No entanto, vamos ter a aproximação de uma superfície frontal fria com ondulações que irá começar a condicionar o estado do tempo nas ilhas do Grupo Ocidental [Flores e Corvo] para o final do dia e no Grupo Central [Pico, Faial, Graciosa, São Jorge e Terceira] a partir da noite, trazendo chuva, mas de uma maneira geral será fraca”, disse a meteorologista Elsa Vieira.
Segundo a meteorologista da delegação dos Açores do IPMA, está também previsto um aumento da nebulosidade no Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).

Edição especial
do Diário dos Açores
na 2ª feira

Aos leitores do Diário dos Açores chamamos a atenção de que este jornal publicar-se-à, excepcionalmente, na Segunda-feira, contendo os resultados das eleições e as respectivas reacções e comentários.
Para além disso, na edição de Segunda-feira, também incluiremos um número especial dedicado aos 154 anos deste jornal, contendo reportagens e testemunhos dos nossos colaboradores acerca da efeméride.
Por esta razão, não haverá jornal amanhã.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores