Edit Template

Cerca de 230 mil açorianos escolhem amanhã novo Parlamento e novo Governo

São exactamente 229.921 eleitores açorianos, cerca de mais 900 pessoas do que há quatro anos, que estão inscritos nos cadernos eleitorais e que poderão votar amanhã para um novo Parlamento e, consequentemente, um novo Governo dos Açores.
São Miguel, a maior ilha do arquipélago, elege 20 deputados, seguindo-se, por ordem do número de votantes em cada ilha, Terceira (10), Pico (quatro), Faial (quatro), São Jorge (três), Santa Maria (três), Graciosa (três), Flores (três) e Corvo (dois deputados eleitos por 355 eleitores).
Os restantes cinco deputados são eleitos pelo círculo de compensação, que reúne os votos não aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.
Para a história fica uma primeira vez dos Açores: a de que um mandato do Governo Regional não é cumprido até ao fim.
Recorde-se que o Presidente da República decidiu dissolver o Parlamento açoriano e marcar eleições antecipadas para este 4 de Fevereiro após o chumbo do Orçamento para este ano.

11 concorrentes
às eleições

Onze candidaturas concorrem às legislativas regionais, com 57 lugares em disputa no hemiciclo: PSD/CDS-PP/PPM (coligação que governa a Região actualmente), ADN, CDU (PCP/PEV), PAN, Alternativa 21 (MPT/Aliança), IL, Chega, BE, PS, JPP e Livre.
As eleições decorrem cinco semanas antes das legislativas antecipadas anunciadas para 10 de Março.
As urnas fecham às 19 horas em todas as ilhas e logo a seguir a rádio e televisão públicas transmitirão uma projecção dos resultados.

Pode seguir nas aplicações
móveis

Os resultados oficiais deverão ser conhecidos já pela noite dentro.
De qualquer modo, há aplicações móveis que permitem a consulta dos candidatos e dos locais de voto, possibilitando ainda, nesta noite Domingo, o conhecimento dos resultados das eleições legislativas regionais
As aplicações, através de ‘Apps’ dos sistemas operativos Android e iOS, têm a designação “Eleições Açores”.
As aplicações móveis, da responsabilidade da Direcção Regional de Organização, Planeamento e Emprego Público, disponibilizam informações sobre todos os candidatos, permitindo que os cidadãos, através do número de eleitor, saibam o local onde devem votar.
O acompanhamento do escrutínio provisório das eleições pode também ser efectuado através das aplicações a partir do encerramento das urnas, às 19 horas.
Os resultados são disponibilizados ao nível do arquipélago, da ilha, do concelho ou da freguesia, sendo apresentados, consoante o tipo de informação pretendida (votos, mandatos, eleitos), sob a forma de mapas geográficos, tabelas e gráficos, e podem ser procurados através da componente geográfica, usando mapas, ou através de caixas de pesquisa.
As aplicações permitem ainda consultar resultados de outras eleições e referendos.
Com esta ferramenta, pretende-se “oferecer um canal directo de interação com todos aqueles que têm interesse em acompanhar os resultados, proporcionado a melhor experiência possível e facilitando o conhecimento sobre todos os conteúdos de tão decisivo acto eleitoral”, refere fonte oficial.
Trata-se de uma mais-valia, pois “melhora a experiência do eleitor que tem interesse em saber mais sobre o processo eleitoral”, além de que se consegue “chegar a outras faixas etárias”.

Bom tempo amanhã
em todas as ilhas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para amanhã, nos Açores, céu nublado mas com abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e temperaturas de 18 a 19 graus.
“No Domingo, prevê-se céu nublado com abertas. No entanto, vamos ter a aproximação de uma superfície frontal fria com ondulações que irá começar a condicionar o estado do tempo nas ilhas do Grupo Ocidental [Flores e Corvo] para o final do dia e no Grupo Central [Pico, Faial, Graciosa, São Jorge e Terceira] a partir da noite, trazendo chuva, mas de uma maneira geral será fraca”, disse a meteorologista Elsa Vieira.
Segundo a meteorologista da delegação dos Açores do IPMA, está também previsto um aumento da nebulosidade no Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).

Edição especial
do Diário dos Açores
na 2ª feira

Aos leitores do Diário dos Açores chamamos a atenção de que este jornal publicar-se-à, excepcionalmente, na Segunda-feira, contendo os resultados das eleições e as respectivas reacções e comentários.
Para além disso, na edição de Segunda-feira, também incluiremos um número especial dedicado aos 154 anos deste jornal, contendo reportagens e testemunhos dos nossos colaboradores acerca da efeméride.
Por esta razão, não haverá jornal amanhã.

Edit Template
Notícias Recentes
Produtores e Industriais das pescas criticam Lotaçor por praticar preços superiores à congénere madeirense
Menos pescado e menos valor descarregados em Maio nos portos dos Açores
Insolvências subiram 117% em Ponta Delgada nos primeiros 5 meses deste ano
O melhor do nacional de surf é já depois de amanhã na Ribeira Grande
Bolieiro diz que incêndio deve ser encarado como oportunidade para tornar HDES numa “referência”no país
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores