Edit Template

José Gabriel Ávila, jornalista: “Venceu a democracia e o bom senso”

Como analisa, numa breve síntese, os resultados das eleições?
Os dados são claros: o eleitorado, numa manifestação de civismo político, entendeu dar nova oportunidade à coligação do governo, sem no entanto, lhe atribuir a pretendida maioria absoluta que lhe proporcionaria uma maior estabilidade governativa.
Caberá, pois, a J.M.Bolieiro negociar com outros partidos os necessários consensos para levar por diante os seus projetos políticos.
Fica claro que a dispersão de votos por outras forças partidárias revela que o Governo dos Açores tem de acolher propostas alternativas. É desse modo que as instituições democráticas açorianas serão fortalecidas.
A lição dada pelo povo dos Açores deve ser entendida por todos, sem menosprezo dos diferentes entendimentos e propostas que só reforçam as liberdades democráticas.

Quem são os vencedores e os derrotados destas eleições?
Mais importante que falar em vencedores e vencidos, é olhar para os resultados e para os deputados eleitos e saber ler o papel que lhes cabe nas instituições democráticas.
Venceu a democracia e o bom senso do eleitorado ao saber distribuir as suas opções político-partidárias pelos candidatos em presença.
Manter e alimentar o controverso e por vezes agressivo discurso eleitoral não conduz a nada. Antes revela o vazio de ideias e de propostas e afasta os cidadãos do processo político. E isto é um caminho perigoso que importa não trilhar.

Como considera que vai ser a nova governação?
J.M.Bolieiro, Domingo, tomou a atitude acertada ao não abrir as portas à “imprescindibilidade” do partido de André Ventura.
Isso facilita o posicionamento do PS no quadro parlamentar. O seu programa de Governo, em certas áreas, não se diferencia das propostas da AD e, como não obteve a maioria dos deputados, tem de encontrar, em cada situação, a melhor forma de contribuir, criticar e de facilitar o processo governativo.
O eleitorado delegou no PS o papel de oposição construtiva. Essa missão deverá ser responsável, para que outros não a assumam com propostas para diminuir o estado social e acabar com direitos consagrados constitucionalmente.
Ao novo Governo, pede-se competência, diálogo e transparência de processos.

[email protected]

Edit Template
Notícias Recentes
Campanha de identificação animal gratuita em Ponta Delgada
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de violência doméstica contra o seu cônjuge
António Costa promete apoio ao desenvolvimento das regiões ultraperiféricas
Comunidade açoriana nos EUA está tranquila: Ministro diz que “não há preocupação que indicie alarme” com deportações
Deputado do Chega Miguel Arruda alvo de buscas por suspeita de roubo de malas no aeroporto
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores