Edit Template

Casa João de Melo com painel evocativo da figura popular de José Rebeca

A Câmara Municipal do Nordeste inaugurou, na Casa João de Melo, um painel alusivo à figura popular de José Soares, conhecido pelos nordestenses como José Rebeca, sendo este o apelido de família, por parte do pai, devendo-se também o apelido ao seu modo de falar cantado e quase imperceptível.
A painel evocativo de José Rebeca surge da vontade demonstrada pelo escritor João de Melo, tendo a figura popular servido de inspiração à personagem de João Lázaro do livro do escritor “O Meu Mundo Não É Deste Reino”.
Por coincidência, o livro de João de Melo é lançado no mesmo ano de falecimento de José Rebeca, no ano de 1983, aos 85 anos de idade, na freguesia da Achada.
Natural e residente na freguesia da Achada, nascido em 1897, na Rua das Pedras, José Rebeca era conhecido de uma ponta à outra do concelho, sendo unânime a memória de um homem bom, que vivia de esmolas, calcorreando o concelho, de bordão e um saco de lona às costas, retribuindo as esmolas ora rachando lenha, limpando caminhos e atalhos.
Várias pessoas do concelho, assim como muito familiares, fizeram questão de estar presentes no momento de inauguração do painel, que acabou por ser uma homenagem a esta figura do imaginário popular do concelho do Nordeste, como teve a oportunidade de referir na ocasião o Vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão.
Alguns familiares do homenageado, sobretudo uma das sobrinhas directas, Joana Louro, que conviveu com José Rebeca, não disfarçaram a emoção de poderem avivar a memória do seu familiar querido, deixando um sentido agradecimento ao escritor João de Melo, ao município do Nordeste e a alguns envolvidos da freguesia da Achada. O texto que consta do painel evocativo a esta figura popular foi escrito pelo próprio João de Melo.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores