Edit Template

António Ventura enaltece aprovação de projecto de parecer sobre a Lei da Monitorização dos Solos em Bruxelas

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, congratulou-se com a aprovação do projecto de parecer sobre a Lei da Monitorização dos Solos na Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, que protege os agricultores açorianos da nova lei, que previa mais encargos e mais burocracia para os profissionais do sector.
O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, principal negociador pelo Partido Popular Europeu, conseguiu fazer aprovar a integração das Regiões Ultraperiféricas, como os Açores, na rede dos 100 laboratórios vivos e estruturas de referência rurais na protecção dos solos.
Foi também assegurada a governação adequada dos solos, com recurso a financiamento adicional, propondo uma unidade pedológica por ilha, no caso de um arquipélago como os Açores.
De acordo com António Ventura, “o solo nos Açores é um elemento de sustentabilidade, suportando a excelência dos agroalimentos”.
E prosseguiu: “As práticas agrícolas nos Açores respeitam o solo enquanto activo gestacional na produção de agroalimentos”.
Para o governante, “o solo nos Açores assume um meio de confiança e garantia na sustentabilidade agroprodutiva”.
“Temos políticas dirigidas ao solo que permitem uma segurança na disponibilidade agroprodutiva”, concretizou.
O projecto de parecer agora aprovado segue para apreciação na Comissão do Ambiente e Saúde Pública e prevê-se que o documento final seja aprovado pelo Parlamento Europeu na mini-sessão plenária de Abril.


Federação Agrícola satisfeita
com resultados alcançados

A Federação Agrícola dos Açores, em comunicado enviada à redacção, atestou a sua satisfação relativamente aos resultados alcançados no Parecer da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu alusivos à proposta Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à Monitorização e à Resiliência dos Solos (Directiva Monitorização do Solo), frisando que os resultados obtidos “são mais um exemplo do trabalho profícuo e de proximidade que a Federação Agrícola dos Açores tem vindo a desenvolver junto dos parlamentares europeus e das suas equipas.”
A Federação enalteceu os eurodeputados do PSD e a Missão Açores no Parlamento Europeu, visto que os mesmos foram uma “parte activa e fundamental na obtenção dos objectivos pretendidos”, tendo-se conseguido a “transição para solos saudáveis fosse garantida através de financiamento adicional, e que os Açores, enquanto RUP, fossem integrados na criação duma rede de 100 laboratórios vivos, visto que as RUP concentram 80 % da biodiversidade da União Europeia.”
De acordo com a própria Comissão Europeia “a formação dos solos ocorre de forma muito lenta, sendo necessários 500 anos ou mais para criar 2,5 cm de nova camada superior”, e como tal, procedeu-se à eliminação da proposta que solicitava “a criação duma meta vinculativa de alcançar 55 % de solos saudáveis em toda a União até 2035, 70 % até 2040, e 85 % até 2045”, declarou a Federação Agrícola. Acrescentando que e a fim de assegurar uma governação adequada dos solos “os Estados-membros devem, em colaboração com as autoridades regionais, designar autoridades competentes adicionais a um nível adequado, isto é, a nível regional. Os planos nacionais que incluem as práticas de gestão sustentável e regeneração dos solos devem também ser elaborados em colaboração com as autoridades regionais”.
Porém, a Federação declarou que os resultados obtidos ainda carecem de confirmação “tendo em conta que a Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar do Parlamento Europeu é a comissão parlamentar principal e que os resultados conseguidos no Parecer têm ainda de ser confirmados por esta comissão em Março e pelos restantes eurodeputados em Abril (em sessão plenária), este parecer ainda não foi confirmado, sendo a sua avaliação definitiva no mês de Março”, finalizou.

Edit Template
Notícias Recentes
Segunda-feira foi o dia mais quente de sempre - Temperaturas nos Açores já rondamos 30 e água do mar vai aquecer mais
Bispo faz novas colocações de padres
Ponta Delgada reivindica piscina olímpica coberta
Médica do Hospital de Angra vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos
Psicólogos propõem restrições ao telemóvel nas escolas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores