Edit Template

Primeiros 11 ranchos de romeiros saem na madrugada de Sábado em S. Miguel

Começou ontem o tempo da Qua resma, o tempo favorável de preparação para a Páscoa, que nos Açores, em particular na ilha de São Miguel, vai ser marcado pelo regresso dos 56 ranchos de romeiros às estradas da ilha.
Os primeiros 11 ranchos saem já na madrugada de Sábado.

Apelo à segurança

O pedido não é novo, mas é sempre renovado nesta altura em que andam tantas pessoas na estrada em romaria. Entre 17 de Fevereiro e 28 de Março vão circular, a pé, pelas estradas de São Miguel os 56 ranchos de romeiros.
Uma média de 10 ranchos estarão ao mesmo tempo nas estradas da ilha todas as semanas, para além dos grupos de senhoras, que por um dia fazem a sua romaria.

Os primeiros
Ranchos

Os primeiros 11 ranchos saem para as estradas de 17 a 24 de Fevereiro. São os ranchos do Cabouco, Calhetas, Candelária, Arrifes-Milagres, Ribeira Quente/Furnas, Ribeirinha, São Pedro – Ponta Delgada, São Roque, Santa Bárbara – Ponta Delgada, Santa Maria- Toronto, Várzea.


Primeira romaria
na ilha Montanha

O Rancho de Romeiros dos Fenais da Ajuda, na ilha de São Miguel, vai deslocar-se ao Pico para realizar a primeira romaria na ilha Montanha, inspirada nas romarias quaresmais de São Miguel, informa uma nota publicada no Sítio Igreja Açores pela paróquia.
O rancho, que integra muitos romeiros que nunca saíram de São Miguel, irá fazer uma apresentação das romarias quaresmais micaelenses na Escola Básica e secundária das Lajes, com alunos do terceiro ciclo e secundário.
No dia 29 de Fevereiro, dia em que começa a deslocação, o rancho participará numa Vigília de Oração em Santa Margarida.
No dia 1, pelas 4h00 da manhã será celebrada a missa da saída, em Santa Cruz das Ribeiras e às 19h00 está prevista a chegada do Rancho ao Santuário do Senhor Bom jesus Milagroso, onde terminará a romaria.
O grupo regressará a São Miguel no Domingo, dia 3 de Março.

Bispo de Angra rezará
pelo Movimento
Romeiros de S. Miguel

Em cada dia das romarias, D. Armando Esteves, Bispo de Angra, rezará pelo Movimento Romeiros de S. Miguel e por cada um dos que fazem a romaria este ano.
“Peço que Maria Santíssima coloque no vosso coração o amor do seu filho Jesus. Oxalá, este caminho de penitência e conversão vos traga a alegria do Crucificado/Ressuscitado e possais cantar o mais belo Aleluia Pascal das vossas vidas com as famílias, amigos e comunidades paroquiais.
Invoco sobre cada um a Bênção do nosso Deus e peço que o Divino Espírito Santo guie os vossos passos”, avança o Bispo em nota da Diocese de Angra.


Intenções do Bispo de Angra

  1. Pela paz na Ucrânia e na Terra Santa
  2. Pelas pessoas e famílias sem habitação adequada
  3. Pelos jovens que caíram nas garras de drogas ou estão em risco
  4. Pela santidade dos sacerdotes, religiosas, religiosos e leigos
  5. Pelas vítimas de violência doméstica
  6. Pela unidade entre as 9 ilhas da Diocese
  7. Pelos jovens que foram crismados no ano passado para que continuem a frequentar a Eucaristia e a seguir Jesus
  8. Pelos desempregados e os jovens que não conseguem o primeiro emprego
  9. Pelas intenções e saúde do Santo Padre, o Papa Francisco
  10. Pelas nossas autoridades e pelo futuro Governo Regional dos Açores
  11. Pelos nossos velhinhos que vivem em família ou em lares de acolhimento para que se sintam sempre amados e acompanhados
  12. Pelo Itinerário Pastoral 2024/25, “todos, todos, todos, caminhar na esperança” e todos os leigos empenhados na Pastoral Diocesana.
Edit Template
Notícias Recentes
Taxa turística em São Miguel adiada para 1 de Janeiro 2025
ANAC investiga nos Açores se há práticas anticoncorrencias na aviação
“Rotterdam” Hoje em Ponta Delgada com 2.500 Passageiros
Governo dá continuidade à estrutura de missão no âmbito da saúde mental
Normalizadas as ligações aéreas com o Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores