Edit Template

Açores renovam galardão Quality Coast

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas foi formalmente notificada da renovação do galardão Quality Coast, prémio internacional atribuído pela Green Destinations que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável.
Nos critérios definidos pela Green Destinations, a Região obteve um nível de cumprimento de 97,3% dos indicadores de sustentabilidade em análise: Caraterísticas do Destino; Gestão do Destino; Natureza & Paisagem; Meio Ambiente & Clima; Cultura e & Tradição; Bem-estar Social; e Negócios & Comunicação.
A distinção agora atribuída à Região Autónoma dos Açores valida a evolução positiva e consolidada do trabalho desenvolvido através das boas práticas de sustentabilidade, reforçando igualmente o posicionamento e a liderança dos Açores neste domínio.
Os Açores foram distinguidos com este galardão pela primeira vez em 2014, voltando a integrar a lista dos destinos vencedores em várias edições subsequentes.
A conquista de 2024 premeia o compromisso e o trabalho realizado na Região, consolidando a sua posição de destaque no desenvolvimento turístico sustentável a nível mundial.
A Green Destinations, organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis com base na Holanda, apoia mais de 200 destinos em 60 países e tem como objectivo promover o turismo responsável com base em princípios globalmente reconhecidos e nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O programa Quality Coast, desenvolvido pela Green Destination Award & Certification, desafia os destinos a fomentarem uma gestão responsável, sustentada numa base contínua e sustentável, com o propósito de estimular o sector turístico a adoptar medidas ambientais relevantes.
Nesse sentido, os destinos comprometem-se a integrar um sistema de gestão sustentável, sob auditoria externa de desempenho e progresso a cada dois anos, enquanto recebem sugestões de melhoria.
Este galardão destina-se sobretudo para destinos à beira-mar, com especial atenção às margens, gestão de praias e qualidade das águas balneares.
A cerimónia da entrega das distinções terá lugar no dia 6 de Março de 2024, no evento da ITB Berlim 2024, uma das maiores feiras de viagens do mundo.

Edit Template
Notícias Recentes
Indústria do atum alerta para a “morte lenta” do sector nos Açores
Empresários manifestam preocupação com insegurança nas ruas de P. Delgada e consideram que responsáveis estão a falhar
Ryanair propõe reabrir base em Ponta Delgada e reforçar operação
Meloa da Graciosa candidata a produto DOP
Francisco Melo encerra a época com a medalha de bronze
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores