Edit Template

PS exige solução rápida do Governo Regional para resolver problema de escoamento de pescado na ilha do Corvo

Lubélio Mendonça exigiu uma “solução rápida para a dificuldade de escoamento do peixe fresco da ilha do Corvo para o continente”, alertando que esta situação, gerada por alterações das aeronaves da SATA Air Açores que fazem as ligações ao Grupo Ocidental, “já está a provocar descidas nos preços da venda em lota, nas ilhas do Corvo e das Flores”.
O deputado socialista, que falava após reunir com um grupo de pescadores, à saída da lota do Corvo, alertou para a “complexidade da situação da ilha do Corvo”, que “não dispõe de voos nem de capacidade de carga para exportar o pescado em quantidades suficientes”.
“Esta situação já vem a repetir-se, já foi denunciada na vizinha ilha das Flores, é do conhecimento do Governo Regional dos Açores do PSD/CDS/PPM, mas este nada faz para a resolver. Parece que este Governo Regional da coligação hibernou, esquecendo-se que se encontra em funções e que é sua função encontrar soluções para os problemas de todos os açorianos”, salientou Lubélio Mendonça.
Por outro lado, sublinhou, este problema acontece “numa altura em que toda a frota açoriana está em actividade e com bom tempo, o que favorece as capturas”, designadamente de espécies de grande valor comercial, como “o goraz, o congro e o cherne, muito valorizadas no continente”.
“É por isso que exigimos uma solução rápida. Porque os nossos pescadores, que já são dos mais mal pagos nos Açores, estão a perder dinheiro devido à perda de frescura do pescado, por causa das falhas no escoamento. Isto está a acontecer todos os dias”, vincou.
Lubélio Mendonça diz “compreender a posição dos comerciantes”, que se recusam adquirir o pescado sem as garantias que o consigam vender nos mercados externos, o que só “reforça a urgência de se encontrar uma solução”.
“Porque é que o Governo Regional não programa um voo extraordinário, a efectuar pela SATA Air Açores, de modo a escoar todo o pescado que está retido nas ilhas do Corvo e Flores?”, é a questão que Lubélio Mendonça coloca e que merece uma resposta rápida por parte do Governo Regional do PSD/CDS/PPM.

Edit Template
Notícias Recentes
SATA reforça voos na Páscoa e 25 de Abril
Pouco mais de 500 milhões de euros - Estrangeiros investem pouco nos Açores
Empresários de S. Miguel e Santa Maria criticam modelo de transporte marítimo
Hospital da Horta vai ter Ressonância Magnética
Pesca em Fevereiro cai para quase metade das capturas do ano passado
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores