Como forma de comemorar os 20 anos da Rede Global de Geoparques, foi lançado no passado dia 28 de Fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o programa turístico – Portugal na Rota dos Geoparques, que irá percorrer os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses.
Esta apresentação contou com a presença do Turismo de Portugal, parceiro neste projeto, do Professor Doutor Artur Sá, membro do Conselho Executivo da Rede Global de Geoparques e coordenador da Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis, de equipas técnicas e científicas do Geoparques portugueses e de parceiros nacionais e estrangeiros.
O objectivo deste programa é a promoção de Portugal através dos territórios com a chancela Geoparque Mundial da UNESCO, divulgando o seu património natural e cultural e comunicar os valores turísticos dos territórios como um todo, onde destacamos a visita aos principais pontos de interesse geológico e paisagístico de cada Geoparque, experiências gastronómicas únicas e o contacto com as gentes e tradições destes territórios UNESCO.
Numa primeira fase, este programa irá envolver os cinco Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal Continental e, posteriomente, será desenhado um programa turístico exclusivo para o Geoparque Açores.
Portugal na Rota dos Geoparques destina-se sobretudo a um público estrangeiro, mas igualmente aliciante para o público nacional que pretende conhecer Portugal de uma outra perspetiva.
O programa será comercializado no mercado nacional e internacional, com o objectivo da primeira edição decorrer entre 20 a 28 de Outubro de 2024.
Sendo um circuito de tudo incluído de 8 dias e 7 noites, inclui 8 almoços e 7 jantares em restaurantes locais, a visita a mais de 25 geossítios, mais de 10 Museus e Centros Interpretativos e diversas experiências, workshops e passeios de barco.
Este programa é da inteira responsabilidade da agência de viagens – Oestetur – sediada nas Caldas da Rainha, com uma vasta experiência na organização e acompanhamento de grupos, contando com a estreita parceria dos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses e apoio do Turismo de Portugal.