Edit Template

Jorge Rita reeleito Presidente da Federação Agrícola

A Federação Agrícola dos Açores teve a sua Assembleia-geral ordinária no passado dia 8 de Março, na sede da sua associada a Associação Agrícola de São Miguel.
Nesta Assembleia foram aprovadas por unanimidade as contas do exercício de 2023 e de seguida, procedeu-se ao ato eleitoral do biénio 2024-2026.
Foi apresentada uma lista que manteve a composição da actual Direcção da Federação Agrícola dos Açores e que teve o voto unânime na reeleição de Jorge Rita como Presidente da Direcção, através da sua presidência na Associação Agrícola de São Miguel.
Na presidência da Mesa da Assembleia-geral, mantém-se a Associação de Agricultores da Ilha Graciosa, enquanto o que o Conselho Fiscal passa a ser presidido pela Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses.
Para Jorge Rita esta reeleição “é bem demonstrativa da coesão do movimento associativo e da confiança que as associadas têm nesta Direcção relativamente aos desafios que se avizinham”.
A Direcção eleita mantém o compromisso de realçar a importância da Agricultura como actividade central para o desenvolvimento social e económico e para isso vai continuar a reivindicar por melhores políticas e condições junto do Governo dos Açores, do Governo Nacional e das Instâncias Europeias, para que os diversos sectores da produção possam ser uma opção para manutenção das pessoas nos espaços rurais, mas sobretudo serem atractivas para entrada de jovens agricultores que tanto é necessário para o rejuvenescimento do tecido produtivo, lê-se numa nota daquela Federação.
Também no âmbito da sua representação nos vários organismos interprofissionais, nomeadamente na Confederação dos Agricultores de Portugal, no Centro Açoriano de Leite e Lacticínios ou no Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores, a prossecução de encontrar um método que formule um preço mais justo à produção.
No âmbito do Conselho Económico e Social e dos vários grupos trabalho colocar a agricultura e os agricultores no centro das estratégias para o progresso dos Açores.

COMPOSIÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIIAS BIÉNIO 2024-2026

MESA DA ASSEMBLEIA-GERAL

Presidente: Associação de Agricultores da Ilha Graciosa
1º Secretário: Associação de Agricultores da Ilha de São Jorge
2º Secretário: Núcleo de Criadores de Raças Bovinas de Carne da Ilha Terceira

DIRECÇÃO
Presidente: Associação Agrícola de S. Miguel
1º Vice-Presidente: Associação Agrícola da Ilha Terceira
2º Vice-Presidente: Associação de Agricultores da Ilha do Pico 3º Vice-Presidente: FRUTER
4º Vice-Presidente: Associação Agrícola da Ilha das Flores Suplente: Associação de Agricultores da Ilha do Faial

CONSELHO FISCAL
Presidente: Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses 1º Vogal: Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses 2º Vogal: Associação de Agricultores de Santa Maria Suplente: Aflorestaçores- Associação Florestal dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Taxa turística em São Miguel adiada para 1 de Janeiro 2025
ANAC investiga nos Açores se há práticas anticoncorrencias na aviação
“Rotterdam” Hoje em Ponta Delgada com 2.500 Passageiros
Governo dá continuidade à estrutura de missão no âmbito da saúde mental
Normalizadas as ligações aéreas com o Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores