Edit Template

Vasco Cordeiro vai estar presentena 10ª Cimeira Europeia das regiões

A 10ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios reúne mais de 3500 participantes para debater prioridades do poder local e regional e desafios globais e decorrerá em Mons, Bélgica, a 18 e 19 de Março.
Apresentará a visão das regiões e dos municípios para o futuro quadro político institucional da União Europeia.
O Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Alves Cordeiro, o Ministro-Presidente da Região da Valónia, Elio Di Rupo, e dirigentes locais e regionais de toda a União Europeia e do mundo, debaterão as principais prioridades políticas do poder local e regional a fim de dar resposta aos dos desafios prementes que as comunidades locais da UE enfrentarão nos próximos anos.
Em Mons, Capital Europeia da Cultura de 2015, as regiões e os municípios da UE apresentarão a sua visão e pretensões relativas ao futuro da Europa numa declaração que servirá de base ao debate público para as eleições ao Parlamento Europeu, que decorrerão entre 6 e 9 de Junho. A declaração contribuirá igualmente para definir a agenda estratégica e as prioridades legislativas da UE do ponto de vista municipal e regional para os próximos anos, e será entregue ao Primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, uma vez que a Bélgica exerce actualmente a Presidência do Conselho da União Europeia.
Esta é a primeira Cimeira com uma dimensão internacional, reunindo representantes locais e regionais dos cinco continentes para debater os desafios que o mundo enfrenta e o papel que pode desempenhar o nível subnacional de governo.
Vasco Alves Cordeiro, Presidente do Comité das Regiões Europeu, afirmou: ”Nos dias 18 e 19 a cidade de Mons, na Bélgica, será a capital do poder local e regional da União Europeia. Com a participação esperada de cerca de 3500 representantes de municípios e regiões da UE e de outros continentes, instituições europeias e organizações parceiras, a 10ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, será um momento fundamental para afirmar o papel dos órgãos de poder local e regional para alcançar uma UE mais justa, mais forte e mais resiliente. A Europa só acontece porque os municípios e as regiões a fazem acontecer e a Cimeira de Mons é o momento alto para afirmarmos as nossas prioridades para o próximo ciclo político-institucional da vida da União Europeia.”

Edit Template
Notícias Recentes
Teleconsultas sobem para 19 969 em 2025 e mudam padrão de procura nas Unidades de Saúde de Ilha
Açores 2030 prevê 22 avisos em 2026 com 114,35 milhões de euros para apoiar projectos na Região
Portuguesa VisionWare leva Cibersegurança à Universidade dos Açores
Programa LEADER atinge execução de 42 milhões de eurose reforça apoio ao investimento rural, afirma António Ventura
Governo da República prepara medidas para valorizar a calçada portuguesa e Ponta Delgada integra candidatura à UNESCO
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores