Edit Template

Novo livro sobre a indústria baleeira nos Açores

“A indústria baleeira nos Açores: Sistemas de organização da produção”, é o título da nova obra de José Carlos Garcia, a publicar em breve.
Segundo o autor, a indústria baleeira nos Açores (1848-1984) desenvolveu-se em contextos ecológicos e sociais insulares e arquipelágicos e, de modo correspondente, adotou sistemas e processos organizativos e técnicos que configuram um complexo cultural de elementos, práticas, ideias, crenças, regulamentos e instituições.
Sobre este objecto, o presente estudo expõe um tentame de classificação das formas, modos ou sistemas de organização da produção: indústria manufatureira itinerante (1848-1888), indústria manufatureira costeira (1851-) e indústria fabril costeira (1937-).
A análise fundamenta-se em fontes históricas e etnográficas e traduz um trabalho descritivo, comparativo, interpretativo e concetual, numa perspetiva antropológica, abordando a totalidade dinâmica e relacional das atividades piscatórias, transformadoras e comerciais do cachalote (Physeter macrocephalus Linnaeus, 1758).

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro anuncia novo apoio ao investimento empresarial com 40 milhões do PRR e majorações até 70%
Frota açoruana proibida de pescar alfonsim após esgotar quota anual
Grupo SATA anuncia consolidação da melhoriade resultados no terceiro trimestre do ano
Tribunal Arbitral fixa serviços mínimos da Atlânticoline no triângulo
Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para agitação marítima nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores