Edit Template

Novo livro sobre a indústria baleeira nos Açores

“A indústria baleeira nos Açores: Sistemas de organização da produção”, é o título da nova obra de José Carlos Garcia, a publicar em breve.
Segundo o autor, a indústria baleeira nos Açores (1848-1984) desenvolveu-se em contextos ecológicos e sociais insulares e arquipelágicos e, de modo correspondente, adotou sistemas e processos organizativos e técnicos que configuram um complexo cultural de elementos, práticas, ideias, crenças, regulamentos e instituições.
Sobre este objecto, o presente estudo expõe um tentame de classificação das formas, modos ou sistemas de organização da produção: indústria manufatureira itinerante (1848-1888), indústria manufatureira costeira (1851-) e indústria fabril costeira (1937-).
A análise fundamenta-se em fontes históricas e etnográficas e traduz um trabalho descritivo, comparativo, interpretativo e concetual, numa perspetiva antropológica, abordando a totalidade dinâmica e relacional das atividades piscatórias, transformadoras e comerciais do cachalote (Physeter macrocephalus Linnaeus, 1758).

Edit Template
Notícias Recentes
Piloto açoriano Pedro Câmara Jr. assina contrato profissional com a The Racing Factory
PRR-Açores: 17 objectivos de pagamento já entregues a Bruxelas, mas obras na saúde, habitação e estradas em risco de derrapar
Dia Europeu da Vítima de Crime: Criminalidade registada: Açores com 4 vítimas por mil residentes com 65 ou mais anos em 2024
PSD/Açores lamenta postura do PS que “insiste em lançar ruído” sobre o HDES
Organizações ambientais alertam que Plano de Combate à Acidificação do Oceano não atende à especificidade dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores