Edit Template

Bom tempo com sol só no Domingo de Páscoa

Os dias que antecedem a Páscoa nos Açores trazem vento, agitação marítima e temperaturas baixas, mas no Domingo o céu deverá apresentar-se com abertas em todas as ilhas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“No Domingo de Páscoa, dia 31 de março, uma crista anticiclónica deverá condicionar o estado do tempo em toda a região dos Açores, pelo que o céu deverá apresentar-se com abertas em todas as ilhas. O vento soprará de noroeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h [quilómetros/hora], rodando para oeste”, revela o IPMA, em comunicado.
O estado do tempo nos Açores agravou-se ontem de madrugada, devido à “formação de um núcleo secundário associado à depressão Nelson, centrada a sul das ilhas britânicas, com deslocamento para sul em direção à região dos Açores”.
O IPMA prevê para hoje, Quinta-feira, “um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas a rondar os 110 km/h no grupo Ocidental, na ordem dos 100 km/h no grupo Central e os 90 km/h no grupo Oriental, diminuindo gradualmente para o fim do dia”.
Nos dois dias seguintes, o arquipélago “vai estar sob influência de uma corrente de noroeste, provocada pela ação conjunta entre um anticiclone centrado a oeste/noroeste e a depressão Nelson a nordeste dos Açores”.
“O céu deverá apresentar-se com alguma nebulosidade, mas alternando com abertas e com ocorrência de aguaceiros que poderão ser de granizo em todas as ilhas, havendo uma melhoria gradual ao longo do dia de sábado”, adianta o IPMA.
O vento deverá soprar de noroeste muito fresco a forte, podendo chegar aos 80 km/h, mas ao final do dia de sábado deverá tornar-se fresco e muito fresco (30/50 km/h).
O IPMA prevê uma descida das temperaturas do ar, nos Açores, neste período de Páscoa, com temperaturas mínimas a variar entre os 08ºC (graus Celsius) e os 13ºC, e as máximas entre os 14ºC e os 17ºC.
Quanto à ondulação marítima, terá oscilações ao longo dos dias, estando o período de maior agitação previsto para hoje, com ondas de noroeste de oito a 10 metros, no grupo Ocidental, de sete a nove metros no grupo Central e de cinco a sete metros no grupo Oriental.
A partir de amanhã está prevista uma melhoria das condições do mar, com ondas de três a cinco metros em todo o arquipélago, no Sábado e no Domingo.
O IPMA emitiu avisos laranja e vermelho (os dois mais graves da escala) nas ilhas dos grupos Central e Ocidental para ontem e Quinta-feira, devido às previsões de vento forte e agitação marítima.

Edit Template
Notícias Recentes
50 anos do 25 de Abril assinalados em Ponta Delgada
Smartwings liga Praga a Ponta Delgada a partir de amanhã
Greve na Atlânticoline foi cancelada
Matuê e Xutos & Pontapés confirmados no último dia do MEO Monte Verde 2024
Detido indivíduo de homem fortemente indiciado da prática de crime de roubo em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores