Edit Template

Bom tempo com sol só no Domingo de Páscoa

Os dias que antecedem a Páscoa nos Açores trazem vento, agitação marítima e temperaturas baixas, mas no Domingo o céu deverá apresentar-se com abertas em todas as ilhas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“No Domingo de Páscoa, dia 31 de março, uma crista anticiclónica deverá condicionar o estado do tempo em toda a região dos Açores, pelo que o céu deverá apresentar-se com abertas em todas as ilhas. O vento soprará de noroeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h [quilómetros/hora], rodando para oeste”, revela o IPMA, em comunicado.
O estado do tempo nos Açores agravou-se ontem de madrugada, devido à “formação de um núcleo secundário associado à depressão Nelson, centrada a sul das ilhas britânicas, com deslocamento para sul em direção à região dos Açores”.
O IPMA prevê para hoje, Quinta-feira, “um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas a rondar os 110 km/h no grupo Ocidental, na ordem dos 100 km/h no grupo Central e os 90 km/h no grupo Oriental, diminuindo gradualmente para o fim do dia”.
Nos dois dias seguintes, o arquipélago “vai estar sob influência de uma corrente de noroeste, provocada pela ação conjunta entre um anticiclone centrado a oeste/noroeste e a depressão Nelson a nordeste dos Açores”.
“O céu deverá apresentar-se com alguma nebulosidade, mas alternando com abertas e com ocorrência de aguaceiros que poderão ser de granizo em todas as ilhas, havendo uma melhoria gradual ao longo do dia de sábado”, adianta o IPMA.
O vento deverá soprar de noroeste muito fresco a forte, podendo chegar aos 80 km/h, mas ao final do dia de sábado deverá tornar-se fresco e muito fresco (30/50 km/h).
O IPMA prevê uma descida das temperaturas do ar, nos Açores, neste período de Páscoa, com temperaturas mínimas a variar entre os 08ºC (graus Celsius) e os 13ºC, e as máximas entre os 14ºC e os 17ºC.
Quanto à ondulação marítima, terá oscilações ao longo dos dias, estando o período de maior agitação previsto para hoje, com ondas de noroeste de oito a 10 metros, no grupo Ocidental, de sete a nove metros no grupo Central e de cinco a sete metros no grupo Oriental.
A partir de amanhã está prevista uma melhoria das condições do mar, com ondas de três a cinco metros em todo o arquipélago, no Sábado e no Domingo.
O IPMA emitiu avisos laranja e vermelho (os dois mais graves da escala) nas ilhas dos grupos Central e Ocidental para ontem e Quinta-feira, devido às previsões de vento forte e agitação marítima.

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores