Edit Template

Bispo D. Armando preside à missa da Páscoa

Hoje, Sexta-feira Santa, não se celebra a Missa, tendo lugar a celebração da morte do Senhor, com a adoração da cruz; o silêncio, o jejum e a oração marcam este dia.
O Sábado Santo é dia alitúrgico: a Igreja debruça-se, no silêncio e na meditação, sobre o sepulcro do Senhor e a única celebração primitiva parece ter sido o jejum.
A Vigília Pascal é a “mãe de todas as celebrações” da Igreja, evocando a Ressurreição de Cristo.
Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a série de leituras sobre a História da Salvação; a renovação das promessas do Baptismo, por fim, a liturgia Eucarística.
No domingo, será a Missa da Ressurreição do Senhor.
O bispo de Angra presidirá a todas estas celebrações na Catedral açoriana.

Papa pede para que sacerdotes
sejam solidários

O Papa pediu que os sacerdotes sejam misericordiosos e solidários com as “lágrimas” da humanidade, falando durante a celebração da Missa Crismal, a que presidiu na Basílica de São Pedro.
“Queridos irmãos, a nós – seus Pastores –, o Senhor não pede juízos de desprezo contra quem não crê, mas amor e lágrimas por quem vive afastado. Quando as situações difíceis que vemos e vivemos, a falta de fé, os sofrimentos que tocamos, entram em contacto com um coração compungido, decididamente não suscitam a polémica, mas a perseverança na misericórdia”, referiu, na homilia da celebração.
“O Senhor procura, especialmente entre as pessoas que lhe estão consagradas, quem chore os pecados da Igreja e do mundo, fazendo-se instrumento de intercessão por todos”, insistiu.
Francisco, que leu a sua própria intervenção, de vários minutos, alertou para atitudes de “dureza e recriminação, egoísmo e ambições, de rigidez e insatisfações” na vida sacerdotal.
“Irmãos, pensemos em nós próprios e interroguemo-nos quão presente estejam a compunção e as lágrimas no nosso exame de consciência e na nossa oração. Perguntemo-nos se, com o passar dos anos, aumentam as lágrimas”, apelou.
No dia em que a Igreja Católica inicia o Tríduo Pascal, evocando a instituição da Eucaristia e do sacerdócio, Francisco disse que “a cura do pastor acontece quando, feridos e arrependidos, se deixam perdoar por Jesus”.
“Hoje, numa sociedade secular, corremos o risco de ser muito ativos e, ao mesmo tempo, sentir-nos impotentes, com o resultado de perdermos o entusiasmo e sermos tentados a deixar de remar, fechar-nos em lamentos”, insistiu.
O Papa fez referência ao facto de esta ser a Quinta-feira Santa do Ano da Oração, que prepara o Jubileu de 2025, para explicar a opção de centrar a sua homilia na “compunção” interior.
“Não é um sentimento de culpa que te lança por terra, nem uma série de escrúpulos que paralisa, mas uma picada benéfica que queima intimamente e cura, pois o coração, quando se dá conta do próprio mal e se reconhece pecador, abre-se, acolhe a ação do Espírito Santo”, precisou.
“Quem retira a máscara e se deixa olhar por Deus no coração, recebe o dom destas lágrimas, as águas mais santas depois das do Batismo”, acrescentou.
Francisco destacou que este choro é diferente de “sentir pena” de si mesmo, mas um sinal de arrependimento pelo pecado, pedindo atenção para não cair na “hipocrisia clerical”.

Edit Template
Notícias Recentes
50 anos do 25 de Abril assinalados em Ponta Delgada
Smartwings liga Praga a Ponta Delgada a partir de amanhã
Greve na Atlânticoline foi cancelada
Matuê e Xutos & Pontapés confirmados no último dia do MEO Monte Verde 2024
Detido indivíduo de homem fortemente indiciado da prática de crime de roubo em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores