Edit Template

Dia Nacional da Reabilitação Respiratória na Lagoa

O Serviço de Pneumologia do Hospital do Divino Espírito Santo, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, irá celebrar o Dia Nacional de Reabilitação Respiratória, no próximo dia 21 de Abril.
Neste sentido e para assinalar a data, alertar as autoridades de saúde e toda a comunidade sobre a importância da reabilitação respiratória e os ganhos em saúde obtidos ao integrar este programa e o respectivo impacto na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias, o Serviço de Pneumologia do HDES, vai promover uma caminhada intitulada “Caminhada pela Saúde Pulmonar” que terá lugar no Passeio Marítimo da Cidade da Lagoa, pelas 10h30.
O percurso terá cerca de 850 metros a iniciar-se na Avenida Vulcanológica (junto à Escola Profissional INETESE e OVGA), em direcção ao Clube Náutico da Lagoa, com postos de apoio ao longo do percurso, para que todos, tendo em conta as suas limitações e dificuldades, possam participar em segurança. O percurso terminará no Clube Náutico da Lagoa, com um agradável lanche-convívio para todos os participantes.
Salienta-se que, a reabilitação respiratória consiste numa intervenção multidisciplinar, onde intervêm equipas constituídas por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros, supervisionada por um médico, e que trata pessoas com doenças respiratórias crónicas, ajudando-as a respirar mais eficientemente, a melhorar a sua capacidade de exercício e a qualidade de vida, permitindo uma maior estabilidade da doença, com menos agudizações e, por conseguinte, uma redução de custos relacionados com a saúde, podendo ainda contribuir para a redução da mortalidade. Para além de que, a reabilitação respiratória é considerada como a intervenção com melhor relação custo-efectividade na DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) – sendo este o principal motivo de referenciação aos programas de reabilitação respiratória, contudo, apesar de todas as vantagens reconhecidas, a reabilitação respiratória é uma intervenção sub-utilizada e inacessível à maioria dos doentes. Segundo estimativas da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, um número inferior a 0,5% dos doentes com DPOC beneficiam deste tratamento. A inscrição deverá ser feita através do link disponível na página do Facebook do Serviço de Pneumologia do HDES, da página do Facebook da Câmara Municipal de Lagoa ou, ainda, através do QR code que encontrará nos cartazes do evento, ou mesmo, através de contacto telefónico para o Serviço de Pneumologia do HDES (296 203 230). Para os que necessitarem de transporte, o mesmo estará disponível para a realização do percurso entre o Hospital e o local do evento a partir das 9h30.

Edit Template
Notícias Recentes
Produtores e Industriais das pescas criticam Lotaçor por praticar preços superiores à congénere madeirense
Menos pescado e menos valor descarregados em Maio nos portos dos Açores
Insolvências subiram 117% em Ponta Delgada nos primeiros 5 meses deste ano
O melhor do nacional de surf é já depois de amanhã na Ribeira Grande
Bolieiro diz que incêndio deve ser encarado como oportunidade para tornar HDES numa “referência”no país
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores