Edit Template

Açores lideram formação na área da prevenção do consumo de substâncias

Os Açores lideram no país a formação para Decisores, Líderes de Opinião e Responsáveis Políticos (DOP) do EMCDDA- EUPC, na área da prevenção do consumo de substâncias e outras adições, foi ontem anunciado.
A Rede de Promoção dos Standards Europeus de Qualidade na Prevenção, em parceria com o IPDJ/Cuida-te+, vai promover entre os dias 4 e 10 de Abril a 1ª Edição da Formação para Decisores, Líderes de Opinião e Responsáveis Políticos (DOP).

Primeira formação no país

Trata-se da primeira formação, desta natureza, baseada no Currículo Europeu de Prevenção, acreditada pelo EMCDDA (Observatório Europeu das Dependências), em Portugal, tomando, assim. os Açores, o papel dianteiro, no país, no que concerne às orientações internacionais e europeias de qualidade na prevenção de comportamentos aditivos, baseada na evidência científica e consequentemente com maior qualidade e eficácia.
Esta acção, com uma abrangência considerável entre os inscritos, reúne formandos de duas ilhas da Região Autónoma dos Açores (S. Miguel e Santa Maria), da Região Autónoma da Madeira e do continente.
Entre os inscritos estão elementos dos dois governos regionais, do poder local (Ponta Delgada, Vila do Porto e Câmara de Lobos), de forças partidárias, de forças de Segurança (PSP), da educação e de ONG’s.

Especialistas presentes

A equipa responsável pela formação conta com Gregor Burkhart, responsável pelas respostas de prevenção e implementação do EUPC no EMCDDA/Lisboa e Presidente da European Society for Prevention Research, EUSPR; Susana Henriques, Professora Associada com Agregação do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta e Formadora Nacional reconhecida pelo EMCDDA; Natacha Torres da Silva, Psicóloga do Programa Cuida-te+ do Instituto Português do Desporto e Juventude e Formadora Nacional reconhecida pelo EMCDDA; Carmen Bettencourt, Coordenadora de Projectos da Solidaried’arte, Leonardo Sousa, Coordenador do Centro Local da Aprendizagem da UAb, na Ribeira Grande, e Colaborador na Associação Solidaried’arte, estes dois últimos em processo de reconhecimento como formadores nacionais EMCDDA.
São objetivos da formação DOP: Fornecer uma compreensão mais profunda das origens e desenvolvimento do EUPC (Currículo Europeu de Prevenção); Fornecer uma visão geral da ciência que é a base para a prevenção; Oferecer uma visão geral das informações necessárias para orientar a seleção de intervenções de prevenção; Disponibilizar ferramentas para informar as partes interessadas sobre os fundamentos da prevenção do consumo de substâncias com base em evidência; Proporcionar ferramentas para a coordenação e/ou supervisão dos profissionais da prevenção (aqueles que se ocupam dessa função); Contribuir com conhecimento quanto aos princípios de Prevenção no âmbito familiar, escolar, no trabalho, comunitária, ambiental/estrutural e prevenção baseada nos media; Contribuir na melhoria de tomada de decisões sobre prevenção (as prioridades, o financiamento, o que evitar, etc).
Constarão da formação temas como: Caracterização do Problema; Epidemiologia do consumo de substâncias e a importância da prevenção; A linguagem da prevenção; As Normas/Diretrizes Internacionais da UNODC e EDPQS; Prevenção na família, na escola e no trabalho (visão geral); Prevenção comunitária, ambiental, nos media (visão geral); Advocacy da prevenção baseada na evidência; Monitorização e avaliação.
A Rede de Promoção dos Standards Europeus de Qualidade na Prevenção (RPSEQP) foi criada em S. Miguel a 19 de Setembro de 2023, tendo como instituições constituintes, com funções instaladoras, a Universidade Aberta de Portugal, a Unidade de Saúde de Ilha de S. Miguel, a Sociedade Europeia de Investigação em Prevenção (ESPR) e a Associação Solidaried’arte. A RPSEQP tem como objeto a formação, a informação, a pesquisa e a intervenção na prevenção, de acordo com as diretrizes e os standards de qualidade europeus.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara de Ponta Delgada investe 250 mil euros na requalificação de ruas nas Capelas
Padre açoriano ordenado no Canadá celebra missa nova nas Feteiras
Trabalhadores de terra da SATA decretam greve em Agosto e Setembro
“Tarifa Açores” mantém-se em 2024 e já beneficiou cerca de 1 milhão de passageiros
Oferta de casas para arrendar desceu 12% em Ponta Delgada no último ano
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores