Edit Template

Lagoa com vasto programa comemorativo dos 12 anos de elevação a cidade

No próximo dia 11 de Abril, a Lagoa irá celebrar o seu 12.º aniversário de elevação a cidade, bem como o 502.º aniversário de elevação da Lagoa a vila e sede de concelho.
Para assinalar essa efeméride, foi planeado, ao longo de mês de Abril, um vasto programa comemorativo.
Para a Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, “esta celebração representa a notoriedade que o concelho alcançou e a importância que esta data representa para todos os lagoenses. Aliás, é por esta importância que a celebramos todos anos, frisando o que fizemos e o que falta fazer para desenvolver ainda mais o nosso concelho, sempre tendo em consideração a sustentabilidade do nosso território e o bem-estar das nossas gentes no presente e no seu futuro que, não tenho dúvidas, que pelo trabalho que a Câmara Municipal da Lagoa tem executado será uma cidade ainda mais desenvolvida, próspera e promissora no futuro”.
Assim, e do programa comemorativo, destaque para o dia 11 de Abril, feriado municipal, que será celebrado com uma arruada de filarmónicas, em que participarão as três filarmónicas do concelho: Sociedade Filarmónica Lira do Rosário, Sociedade Filarmónica Estrela D’Alva e Sociedade Filarmónica Fraternidade Rural. A concentração para esta arruada está prevista a partir das 19h30, no edifício dos Paços do Concelho, onde serão entoados os hinos nacional e regional, seguindo-se o desfile até ao convento de Santo António, que culminará com a entoação do hino da Lagoa na escadaria deste edifício municipal.
Posteriormente, decorrerá o concerto «Clássicos de Broadway», numa direcção artística de João Ponte e Diogo Carvalho, o qual é também responsável pela direcção musical do concerto, que contará com a colaboração dos solistas Alexandra Medeiros, João Ponte e Raquel Dutra e a preciosa participação do Orfeão de N. Sra. do Rosário, cuja maestrina é Carmen Súbica. O concerto musical está previsto para as 21h00, sendo a receção de convidados pelas 20h30.
Inserida também neste programa, está a celebração do Dia da Freguesia de N. Sra. do Rosário, no dia 5 Abril, sendo a tarde dedicada aos mais jovens, a partir das 14h30, na Praça de N. Sra. do Rosário, seguindo-se, pelas 20h30, de um concerto musical intitulado “Vozes do Rosário”, que contará com os artistas João Ponte, Carina Andrade e Carmen Súbica, no cineteatro lagoense Francisco D´Amaral Almeida. De referir que estas iniciativas são organizadas pela junta de freguesia do Rosário.
No dia 6 de abril, às 21h00, o cineteatro lagoense Francisco d´Amaral Almeida recebe um evento inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, mais precisamente o filme “Clandestina”, que contará com a presença da realizadora Maria Mire, numa parceria entre a edilidade lagoense e o Plano Nacional das Artes. Esse filme, será, igualmente, exibido, no dia 12 de abril, numa sessão realizada para as escolas.
Previsto está, também, na vila de Água de Pau e, no âmbito desportivo, um Trail Run – 4.º Desafio Vertical, numa organização dos Morcegos Trail Run, que irá realizar-se no dia 13 de abril, pelas 9h00.
O dia 14 de abril ficará marcado com a cerimónia de assinatura de protocolo com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e a entrega de meios de socorro, num momento que irá decorrer na praça de N. Sra. do Rosário, pelas 11h00. Seguindo-se, pelas 12h00, uma missa em sufrágio dos bombeiros falecidos, na igreja de N. Sra. do Rosário.
Nesse âmbito, a Escola Secundária de Lagoa irá receber, no dia 21 de abril, pelas 9h00, o Torneio da Liberdade de Karaté, organizado pelo Centro de Karaté de Lagoa.
O dia 25 de abril, que assinala o dia da Liberdade, será celebrado na Lagoa com a exibição, nas redes sociais da edilidade, de um documentário intitulado “Memórias de abril” e de uma intervenção comunitária intitulada “Os cravos saem à rua”, patente na Praça N. Sra. do Rosário, nomeadamente com uma instalação alusiva ao tema “antes do 25 de abril #não podias”.
Por seu turno, no dia 26 de abril irá decorrer um E-Rally no Tecnoparque, numa organização do Grupo Desportivo Comercial, pelas 15h00, seguindo-se às 21h00, do concerto “Cantar a liberdade 50 anos do 25 de abril” pelo Orfeão de N. Sra. do Rosário e Coral Polifónico do Oeste, que terá lugar no auditório Ferreira da Silva, na vila de Água de Pau.
Finalmente, as festividades do feriado municipal, juntamente com a celebração das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, encerram com uma visita guiada e comentada, intitulada “Percurso por algumas indústrias”, sendo o ponto de encontro, no dia 27 de abril, a partir das 9h30, próximo da Fábrica da Cerâmica Vieira. Nesse dia, será, também, inaugurada, às 17h00, uma exposição de Luís França e José Maria França Machado, no Centro Cultural da Caloura, na vila de Água de Pau.

Edit Template
Notícias Recentes
Produtores e Industriais das pescas criticam Lotaçor por praticar preços superiores à congénere madeirense
Menos pescado e menos valor descarregados em Maio nos portos dos Açores
Insolvências subiram 117% em Ponta Delgada nos primeiros 5 meses deste ano
O melhor do nacional de surf é já depois de amanhã na Ribeira Grande
Bolieiro diz que incêndio deve ser encarado como oportunidade para tornar HDES numa “referência”no país
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores