O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, reuniu com os deputados regionais, Délia Melo e Luís Raposo, do PSD/Açores, no passado dia 15 de Abril nos Paços do Concelho.
A reunião, solicitada pelos deputados, teve como propósito debater a anteproposta do plano do Governo Regional, nomeadamente no que diz respeito aos investimentos previstos para o concelho.
“A prioridade deverá ter como foco a habitação, visto que a autarquia é abordada, diariamente, por inúmeros casais à procura de casas a preços acessíveis.” referiu Alexandre Gaudêncio, que defendeu uma “maior articulação entre as autarquias e o Governo Regional para colocar no mercado, rapidamente, casas a preços acessíveis.”
O autarca mencionou também a necessidade de investimentos na saúde, como a construção de um novo centro de saúde para a cidade e uma nova infra-estrutura para o posto de saúde de Maia, situações que estavam contempladas no Orçamento Regional de 2024 que foi chumbado.
Também, a manutenção de vias regionais, como a ligação entre Rabo de Peixe e a Ribeira Seca e as entradas nas freguesias do Porto Formoso, são exemplos de intervenções que já foram reivindicadas e que se espera rápida resolução.
A protecção da orla costeira na freguesia de Calhetas, já iniciada, e a requalificação do porto de Santa Iria, na Ribeirinha, foram também temas abordados durante a reunião e que “têm que merecer relevo no Orçamento regional”.