O Grupo Parlamentar do PS questionou o Governo Regional, através de requerimento entregue no Parlamento dos Açores, acerca do mau estado dos caminhos agrícolas na ilha de São Miguel, defendendo uma “intervenção urgente”.
Patrícia Miranda, deputada do PS eleita por São Miguel, frisou que os investimentos nas infraestruturas agrícolas, como caminhos agrícolas, abastecimento de água e electrificação das explorações são “essenciais e devem constituir-se como uma prioridade da acção governativa”, mas lamentou que com o Governo Regional PSD/CDS/CDS, nos últimos 3 anos, tenhamos assistido “exactamente ao contrário disto”.
“A falta de investimento em infraestruturas agrícolas, particularmente em caminhos agrícolas, abastecimento de água e electrificação compromete fortemente o futuro da agricultura dos Açores. Os caminhos agrícolas são fundamentais na sustentabilidade económica das explorações e, por isso, devem ser regularmente intervencionados pelas entidades públicas com essas responsabilidades”, vincou a parlamentar socialista.
Patrícia Miranda realçou que existem “inúmeros caminhos agrícolas e florestais nos Açores, em todas as ilhas, ao abandono, totalmente esquecidos pela coligação PSD, CDS-PP e PPM”, o que deixa os produtores agrícolas “abandonados à sua sorte”, uma vez que o acesso às suas explorações pode ficar “intransitável a qualquer momento” e o mau estado destes caminhos “danifica carrinhas, tratores e equipamentos agrícolas”.
A deputada do PS recordou que após o temporal que atingiu a costa norte do concelho de Ponta Delgada, em Agosto de 2023, os caminhos agrícolas, “que já precisavam de manutenção, ficaram ainda piores”, tendo alguns deles ficado mesmo intransitáveis, como é o caso da “variante do caminho do PPA de Santa Bárbara e do caminho do Outeiro da Lomba, em Santo António”.
A esse respeito, os socialistas pretendem que o Governo Regional explique “que trabalhos estão previstos realizar nesta zona” e “qual a calendarização e os prazos para a beneficiação dos restantes caminhos de Santo António e Santa Bárbara”.
O PS pretende, igualmente, saber se o Governo Regional tem feito alguma concertação com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, para intervir nestes caminhos, conclui uma nota do PS.