Edit Template

Alojamento Local está contra – Câmaras de S. Miguel decidem hoje se aplicam taxa turística

A Associação de Municípios da Ilha de S. Miguel (AMISM) reúne hoje para decidir se aplicam a taxa turística este Verão em todos os municípios micaelenses.
Todas as câmaras municipais já terão elaborado os respectivos regulamentos para aplicação da taxa, que tem a discordância dos empresários do sector do turismo.
A intenção dos autarcas micaelenses é avançar com a taxa em Julho próximo, sendo que será uma decisão unânime.
A taxa a aplicar deverá ser de dois euros por noite e será apenas para turistas do exterior, não se aplicando aos residentes ou a quem se desloque por motivo de doença.
Este assunto foi muito polémico há dois anos quando foi aprovada uma taxa regional na Assembleia Regional.
Com efeito, o Parlamento dos Açores aprovou em Abril de 2022 um projecto de decreto legislativo regional para a criação de uma taxa turística regional, que previa a cobrança de um euro diário por dormida até ao máximo de quatro euros, a partir de 2023.
A iniciativa do PAN foi aprovada por PS, BE e deputado independente (ex-Chega), com os votos contra dos partidos que formam Governo (PSD/CDS-PP e PPM), da Iniciativa Liberal e do Chega.
Depois, a decisão foi revogada face à forte contestação dos empresários do sector.
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada já se pronunciou várias vezes e está contra a introdução da taxa turística em S. Miguel, como pretendem os municípios.
Mário Fortuna, Presidente do organismo empresarial, declarou ao nosso jornal, há poucas semanas, que os empresários do sector mantêm a sua posição de contestação a esta taxa “porque não contribui em nada para a competitividade do sector nos Açores”.
“Num ano que perdemos o Inverno por causa da Ryanair, querem massacrar ainda mais o sector?”, questionou o líder dos empresários, reforçando que “as câmaras municipais não contribuem em nada para o turismo com a criação desta taxa”.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores