Edit Template

Alojamento Local está contra – Câmaras de S. Miguel decidem hoje se aplicam taxa turística

A Associação de Municípios da Ilha de S. Miguel (AMISM) reúne hoje para decidir se aplicam a taxa turística este Verão em todos os municípios micaelenses.
Todas as câmaras municipais já terão elaborado os respectivos regulamentos para aplicação da taxa, que tem a discordância dos empresários do sector do turismo.
A intenção dos autarcas micaelenses é avançar com a taxa em Julho próximo, sendo que será uma decisão unânime.
A taxa a aplicar deverá ser de dois euros por noite e será apenas para turistas do exterior, não se aplicando aos residentes ou a quem se desloque por motivo de doença.
Este assunto foi muito polémico há dois anos quando foi aprovada uma taxa regional na Assembleia Regional.
Com efeito, o Parlamento dos Açores aprovou em Abril de 2022 um projecto de decreto legislativo regional para a criação de uma taxa turística regional, que previa a cobrança de um euro diário por dormida até ao máximo de quatro euros, a partir de 2023.
A iniciativa do PAN foi aprovada por PS, BE e deputado independente (ex-Chega), com os votos contra dos partidos que formam Governo (PSD/CDS-PP e PPM), da Iniciativa Liberal e do Chega.
Depois, a decisão foi revogada face à forte contestação dos empresários do sector.
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada já se pronunciou várias vezes e está contra a introdução da taxa turística em S. Miguel, como pretendem os municípios.
Mário Fortuna, Presidente do organismo empresarial, declarou ao nosso jornal, há poucas semanas, que os empresários do sector mantêm a sua posição de contestação a esta taxa “porque não contribui em nada para a competitividade do sector nos Açores”.
“Num ano que perdemos o Inverno por causa da Ryanair, querem massacrar ainda mais o sector?”, questionou o líder dos empresários, reforçando que “as câmaras municipais não contribuem em nada para o turismo com a criação desta taxa”.

Edit Template
Notícias Recentes
Baile Verde e Amarelo encheu Pavilhão Multiusos de cor e animação
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores