Edit Template

Inauguração da iluminação é hoje – 1.200 cartas chegam ao santuário para agradecer acção de graças

As Festas do Senhor Santo Cristo têm hoje um dos seus dias maiores, com a abertura da iluminação e arraial.
Haverá missa às 8h00, 9h00 e 11h00, sendo que esta celebração será presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues e terá lugar na Igreja de São José.
É, também, nesta Igreja que decorrerá a Vigília com os jovens à meia-noite de Sábado, seguido de uma reflexão sobre a paz, orientada pelo Vigário Episcopal do Clero e Formação, que é o assistente diocesano da Comissão Justiça e Paz, seguindo-se uma oração pelas vocações orientada por seminaristas.
Do programa deste ano o destaque vai para a celebração de uma missa em inglês, às 8h00, no dia 5 de Maio, Domingo, na Igreja de São José.
Desde esta Segunda-feira que começaram a chegar ofertas de flores ao Santuário e o número de peregrinos já está a aumentar, verificando-se isso na missa matutina diária, às 8h00.
No Domingo a imagem sairá da Igreja de São José às 9h15 e às 9h30 haverá a missa campal presidida pelo Bispo de Stockton, D. Myron Cotta, com transmissão em directo no canal 1 da RTP, na RTP Açores e RTP Internacional.
Esta missa será cantada pelo Coral de São José. Já a banda filarmónica convidada é a Banda Recreio dos Artistas, de Angra.
A Capa que vestirá a Imagem foi oferecida por uma família de Santa Bárbara e será estreada.

“Peregrinos: deixem-se tocar pelo Senhor Santo Cristo”

O primeiro acto celebrativo religioso da festa em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres de 2024, arrancou com um apelo do padre José Frazão Correia a todos os peregrinos para se deixarem ver e tocar pelo Senhor Santo Cristo.
“Esta experiência de sermos vistos” pode “facilitar um salto espiritual na nossa fé” disse o sacerdote jesuíta, pregador convidado para as reflexões do tríduo preparatório das maiores festas religiosas organizadas pela Igreja nos Açores.
“O que me tocou mais nesta imagem, a primeira vez que a vi, foi a capacidade que esta representação tem de nos ver; a força desta representação que se venera aqui é o seu olhar: ela olha-nos” afirmou, salientando que a conversão acontece justamente quando nos deixamos ver e nos sentimos vistos por Deus.
“Seria talvez, o modo de viver bem esta festa: olhar para esta imagem, desejando que ela nos olhe. Como se a imagem dissesse o nome de cada um de nós” frisou.
A partir do encontro entre Tomé e Jesus, narrado no Evangelho de São João, o pregador centrou a reflexão no olhar, porventura um dos aspectos mais relevantes e belos da escultura do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
“Quando nós hoje nos reconhecemos olhados por Ele alguma coisa tem de acontecer. No fundo quando Ele nos olha o que é que Ele nos diz? Seguramente virá ao de cima a verdade do que nós somos: serão muitos sofrimentos, desejos, serão momentos de energia, de dor, desespero, angústia, desespero… não sei. Apenas sei que quando Ele nos olha e nos toca alguma coisa se transforma”.
O sacerdote, que é o actual director da revista Brotéria, editada pela Companhia de Jesus em Portugal, desafiou assim os peregrinos a transformarem uma experiência de fé exterior, por vezes ocasional- “umas vezes vimos, outras não”- numa mudança interior.
“Talvez nem sempre nos tenhamos deixado ver pelo Senhor; talvez ainda não permitimos que Ele olhasse para nós, que Ele nos tocasse no fundo do fundo, onde somos o que somos, onde somos verdadeiros, no melhor e no pior, na inovação e na miséria” afirmou ao salientar que Ele nos toca pela Sua paixão mas também pelo Seu amor.
“É um toque tangível, porque a vida é isto: percorremos as cidades, as ruas, alguns pegam em velas e outros vão de joelhos. É uma experiência física de querer ser tocado” afirmou ainda.
“Imaginemo-nos diante deste Senhor Santo Cristo, deste Jesus apaixonado, deste Senhor marcado pela Sua paixão e deixemos que Ele nos devolva o seu olhar, que Ele nos olhe, nos toque e nos transforme como fez com Tomé, porque quando este amor nos toca poderemos ser agentes deste mesmo amor junto dos outros”, concluiu.
O Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo, o cónego Manuel Carlos Alves, no ínicio da concelebração, que presidiu, saudou todos os peregrinos dando as boas-vindas e lembrou “que a procissão começa a aproximar-se do adro”.
É o primeiro ano que preside ao Santuário e, por isso, as primeiras festas que organiza.No dia da sua apresentação, lembrou que a “Igreja é para todos. Todos são convidados a participar na festa, todos são chamados a prestar a sua homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, porque importa que todos caminhamos juntos e com empenho na construção do mundo melhor”, disse o cónego Manuel Carlos Alves, na conferência de imprensa de apresentação da festa.
A festa do Senhor Santo Cristo prolonga-se até dia 9 de Maio, conclui o sítio Igreja Açores, cuja foto é da sua autoria.

Mais de 1.200 cartas chegam ao Santuário

Ao fim de sete meses como reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo, o cónego Manuel Carlos Alves, já recebeu mais de 1200 cartas a agradecer ao Senhor as graças obtidas ao longo da vida.
“Este sentido de gratidão está muito presente nas cartas que recebo e nas conversas que tenho com os peregrinos” refere o cónego Manuel Carlos Alves ao sítio Igreja Açores.
“A porta de entrada no sagrado e transcendente, quando há uma aflição envolvendo algum açoriano é o Senhor santo Cristo” refere o reitor, lembrando que há uma ligação “muito forte” entre as pessoas e o Senhor santo Cristo.
“A vida vai passando por várias fases, e por vezes prega-nos partidas. Nessas alturas , normalmente, as pessoas recolhem-se à sombra do divino e o Senhor Santo Cristo é a porta em que todos, especialmente os açorianos, vão atravessando desde pequenos e por isso quando têm uma necessidade maior é a Ele que recorrem”, afirma.
Nesta altura do ano, às portas da festa, é habitual ver inumeras filas de peregrinos na Roda e nos Cirios, mas durante todo o ano há movimento no Santuário, “umas vezes presencial outras por carta”.
“Já respondi a mais de 1200 cartas desde que sou reitor” referiu ainda o reitor que procura não se atrasar na resposta ao “correio do Senhor Santo Cristo”.
“Geralmente procuro dar resposta em poucos dias” afirmou, reconhecendo, no entanto, que as pessoas também o procuram pessoalmente.
“Tudo acontece mas a maior parte das pessoas vem manifestar a gratidão pelas graças obtidas ao longo do tempo”, esclarece.
O Correio do Senhor Santo Cristo é uma das dimensões deste culto que por estes dias, especialmente, se celebra em Ponta Delgada, onde decorrem as festas até dia 9 de Maio.

Edit Template
Notícias Recentes
Remuneração bruta aumentou 88 euros
Bolieiro promete reabilitar o HDES e depois pensar num “hospital novo”
Consórcio Tecnovia, Etermar e Marques ganha obras no cais NATO
Governo quer reduzir abandono escolar de 21% para 15% até 2030
Coliseu Micaelense esclarece Tia Maria do Nordeste
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores