Edit Template

Quota do atum-patudo à beira de esgotar

A quota do atum-patudo poderá estar prestes a ser esgotada nos Açores, devido à excessiva captura da espécie na região, alertou ontem Jorge Gonçalves, da Cooperativa de Pesca Açoriana (CPA), que comercializa pequenos pelágicos e demersais.
“Acho que não faz sentido nós estarmos a apanhar quantidades de peixe como estamos a apanhar, que vamos deixar de poder pescar dentro de uma semana, duas semanas no máximo, […] estando o peixe em grandes abundâncias no mar dos Açores, para o ter vendido a um euro e tal [o quilo]”, lamentou o armador, em declarações aos jornalistas, na Horta, na ilha do Faial.
Jorge Gonçalves, que é também presidente da Federação de Pescas dos Açores, salientou ainda que, a este ritmo de capturas e de descargas em lota, os pescadores e armadores da pesca do atum poderão acabar por colocar em causa a sustentabilidade e a rentabilidade do sector.
“Eu não digo desbaratar, mas está-se a ter trabalho, está-se a retirar um recurso e não se está a tirar o dividendo que se pode tirar desse recurso, e isso é que nos deve fazer pensar muito, sobre o que é que estamos a fazer e o que é que pretendemos fazer no futuro”, advertiu o representante da CPA.
Jorge Gonçalves alertou que os limites máximos de captura agora impostos pela região podem não estar a ser respeitados por alguns armadores e mestres de embarcações, deixando um apelo às autoridades regionais.
“Apelamos aqui à Lotaçor e à Inspecção Regional [das Pescas], para que verifiquem, de facto, esses dados, através dos diários de pesca electrónicos, e que se houver necessidade de actuar, que actuem, para fazer cumprir a lei, para benefício de toda a gente e não só de alguns”, insistiu o armador. Segundo explicou, neste momento os barcos de pesca que se dedicam à captura de atum-patudo nos mares dos Açores estão a “inundar” o mercado com uma espécie que está a ser pouco valorizada e vendida a baixo preço, devido à sua abundância nos mares da região.

Edit Template
Notícias Recentes
Campanha de identificação animal gratuita em Ponta Delgada
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de violência doméstica contra o seu cônjuge
António Costa promete apoio ao desenvolvimento das regiões ultraperiféricas
Comunidade açoriana nos EUA está tranquila: Ministro diz que “não há preocupação que indicie alarme” com deportações
Deputado do Chega Miguel Arruda alvo de buscas por suspeita de roubo de malas no aeroporto
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores