Edit Template

Câmara da Lagoa assinala Dia Mundial da Abelha

A Câmara Municipal da Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental da Lagoa (CEFAL), irá assinalar, no próximo dia 16 de Maio, o Dia Mundial da Abelha, com uma visita dos alunos da Escola Secundária de Lagoa ao Apiário Margaridas, situado na freguesia de Santa Cruz.
Esta iniciativa tem o intuito de chamar a atenção da população mais jovem, para a importância da preservação das abelhas, como polinizadoras na biodiversidade do planeta terra, procurando alertar e sensibilizar para as ameaças que as abelhas enfrentam, para o equilíbrio do ecossistema e para conservação dessa mesma biodiversidade.
A actividade intitulada “O Maravilhoso Mundo das Abelhas” terá lugar no Apiário Margaridas, um apiário pedagógico situado em Santa Cruz, fruto de um projecto promovido pela apicultora Carolina Ferraz. A visita dos alunos começará com um briefing inicial sobre o projecto em si, a biologia das abelhas, o seu ciclo de vida e o mundo das abelhas e das suas colmeias.
Seguidamente, os jovens terão a oportunidade assistir à abertura de uma colmeia e de ver, em tempo real, as abelhas a trabalhar, a diferença entre o mel já pronto e o mel ainda aberto, e ainda ver a organização da colmeia, dos quadros, das larvas, dos ovos das abelhas e diferentes castas. A visita terminará com uma prova do mel produzido no apiário.
Esta actividade encontra-se inserida no plano anual de actividades do CEFAL e trabalha três Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas: Educação de Qualidade; Acção Climática e Proteger a Vida Terrestre.
O Dia Mundial da Abelha comemora-se anualmente a 20 de Maio, tendo sido designado pela Assembleia Geral da ONU, em 2017. Visa incentivar a educação e as acções públicas para uma maior consciencialização sobre estes polinizadores e outros insectos, que apoiam a produção de alimentos para dois bilhões de pequenos agricultores em todo o mundo.

Edit Template
Notícias Recentes
Conselho das Finanças Públicas aponta degradação da autonomia financeira do sector empresarial açoriano
Açores com quebra acima da média nacional no licenciamento de obras no 3.º trimestre de 2025
Picos de Aventura distinguida pela primeira vez com o estatuto PME Excelência 2024
Universidade de Coimbra recebe José Manuel Bolieiro nas “Conversas da Casa da Lusofonia”
Auditório Ferreira da Silva acolhe hoje concerto de Natal pelo Coral de São José
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores