Edit Template

A taxa de variação homóloga mensal regional foi de 1,44%, sendo a nacional de 2,21%, revela o SREA.
A taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em Abril, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, desceu para 2,96%.
As maiores variações médias positivas verificaram-se nas classes “Restaurantes e hotéis” (7,78%), “Produtos alimentares e bebidas alcoólicas” (6,97%), “Comunicações” (5,07%) e “Saúde” (3,01%).
Em sentido contrário, a classe que apresentou maior variação média negativa foi a do “Vestuário e calçado” (-2,07%).
A taxa de variação média dos últimos doze meses nacional foi de 2,63%.

Taxa abaixo
da média nacional

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor, “Total” de abril, situou-se nos 1,44%, crescendo 0,13 pontos percentuais em relação à taxa divulgada no mês anterior.
A taxa homóloga a nível nacional foi de 2,21%.
A taxa mensal do índice de abril, “Total”, foi de 0,62%, descendo 0,99 pontos percentuais em relação ao mês de anterior.
A classe “Vestuário e Calçado”, com 3,03%, foi a que mais se realçou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa foi a classe “Acessórios, equipamentos domésticos, manutenção corrente da habitação”, com -1,00%.
A taxa mensal a nível nacional foi de 0,48%.

Actividade Económica
acelera

Em Março de 2024, o Indicador da Actividade Económica apresentou um aumento de 1,6%, face ao mês homólogo do ano anterior.
Este valor é ligeiramente superior ao registado no mês anterior.
Na análise dos resultados dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infra-anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia.
Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.
A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à actualização dos valores de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade.

Consumo privado
aumenta


No mês de Março de 2024, o Indicador do Consumo Privado para os Açores (ICP-Açores) registou, em termos homólogos, um acréscimo de 1,3%, verificando-se um aumento de 0,1 pontos percentuais em relação ao valor revisto do mês anterior.
A informação disponível revelou taxas de variação homólogas positivas em grande parte das séries que constituem o ICP-Açores, com maior intensidade nas séries dos Bens Alimentares vendidos no comércio a retalho e Transportes aéreos.
Ocorreram variações homólogas negativas, com maior significado, nas séries dos Serviços Multibanco (pagamentos de serviços em caixas automáticos) e Transportes terrestres, conclui o boletim do SREA.

Edit Template
Notícias Recentes
Azores Airlines acaba com rotas deficitárias e vai concentrar operação no ‘hub’ Açores
Açores registam queda na transacção de imóveis no terceiro trimestre de 2024
Há dezenas de navios com tesouros naufragados no mar dos Açores
Há mais de meia centena de casas de luxo à venda em S. Miguel entre 1 e 3 milhões de euros
Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz celebra 28º aniversário com cantata de Natal
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores