A taxa de variação homóloga mensal regional foi de 1,44%, sendo a nacional de 2,21%, revela o SREA.
A taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em Abril, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, desceu para 2,96%.
As maiores variações médias positivas verificaram-se nas classes “Restaurantes e hotéis” (7,78%), “Produtos alimentares e bebidas alcoólicas” (6,97%), “Comunicações” (5,07%) e “Saúde” (3,01%).
Em sentido contrário, a classe que apresentou maior variação média negativa foi a do “Vestuário e calçado” (-2,07%).
A taxa de variação média dos últimos doze meses nacional foi de 2,63%.
Taxa abaixo
da média nacional
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor, “Total” de abril, situou-se nos 1,44%, crescendo 0,13 pontos percentuais em relação à taxa divulgada no mês anterior.
A taxa homóloga a nível nacional foi de 2,21%.
A taxa mensal do índice de abril, “Total”, foi de 0,62%, descendo 0,99 pontos percentuais em relação ao mês de anterior.
A classe “Vestuário e Calçado”, com 3,03%, foi a que mais se realçou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa foi a classe “Acessórios, equipamentos domésticos, manutenção corrente da habitação”, com -1,00%.
A taxa mensal a nível nacional foi de 0,48%.
Actividade Económica
acelera
Em Março de 2024, o Indicador da Actividade Económica apresentou um aumento de 1,6%, face ao mês homólogo do ano anterior.
Este valor é ligeiramente superior ao registado no mês anterior.
Na análise dos resultados dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infra-anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia.
Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.
A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à actualização dos valores de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade.
Consumo privado
aumenta
No mês de Março de 2024, o Indicador do Consumo Privado para os Açores (ICP-Açores) registou, em termos homólogos, um acréscimo de 1,3%, verificando-se um aumento de 0,1 pontos percentuais em relação ao valor revisto do mês anterior.
A informação disponível revelou taxas de variação homólogas positivas em grande parte das séries que constituem o ICP-Açores, com maior intensidade nas séries dos Bens Alimentares vendidos no comércio a retalho e Transportes aéreos.
Ocorreram variações homólogas negativas, com maior significado, nas séries dos Serviços Multibanco (pagamentos de serviços em caixas automáticos) e Transportes terrestres, conclui o boletim do SREA.