Edit Template

Trabalhadores da Base das Lajes com salários actualizados em 4,7%

O Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, acompanhado pelo Director Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, participou, na Terça-feira, na 51.ª Comissão Bilateral Permanente (CBP) entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA), que se realizou em Washington.
Na agenda desta reunião foram abordados assuntos relacionados com a Base das Lajes, nomeadamente sobre as tabelas salariais da força laboral portuguesa, o processo de descontaminação de solos e aquíferos da Praia da Vitória e a cooperação estratégica em áreas emergentes como a ciência ou a tecnologia.
Na sequência da reunião, Artur Lima congratulou-se com a actualização salarial de 4,7% para todos os trabalhadores da Base das Lajes, a partir de Julho, o que, por si só, já eleva a maioria dos escalões acima do salário mínimo regional.
Foi alcançado um acordo de princípio, a formalizar nas próximas semanas, para um novo alargamento do Fair Wage Supplement a mais graus e a mais escalões, de modo a abranger todas as situações que possam ainda subsistir, o que assegura, ainda, que as diuturnidades não sejam prejudicadas.
Contudo, o Vice-presidente do Governo reiterou que é necessário discutir uma solução definitiva e estrutural para a questão das tabelas salariais, que garanta que todos os trabalhadores da Base das Lajes tenham uma remuneração digna, justa e sempre acima do salário mínimo regional.
Em relação ao processo de descontaminação dos solos e aquíferos da Praia da Vitória, Artur Lima saudou os trabalhos em curso no sítio 3001, voltando a insistir na necessidade de se prosseguir com esse tipo de ações e de monitorizar a qualidade das águas subterrâneas.

Edit Template
Notícias Recentes
Marinha Portuguesa coordena resgatede tripulante de navio-tanque nos Açores
Último concerto do Ciclo do Órgão decorreu na Igreja do Colégio, em Angra
Câmara Municipal da Lagoa abre candidaturas às bolsas de estudo de mérito e para estudantes deslocados
Previsões meteorológicas apontam para um mês de Janeiro menos frio que o habitual
Taxa de controlo de tráfego aéreo nos aeroportos com serviço NAV sobe 5% em 2026
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores