Edit Template

Câmara de Ponta Delgada entrega 1.210 livros e 20 leitores de e-books às escolas do 1.º ciclo do concelho

A Câmara Municipal de Ponta Delgada reforçou o apoio à criação da Rede de Bibliotecas Escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico com a entrega de 1.210 obras literárias e 20 tablets de leitura de e-books, numa clara aposta do Município na educação e nas boas práticas de promoção da leitura em todo o Concelho.
Durante a assinatura destes protocolos de cooperação que abrangeram todas as escolas públicas do ensino básico e pré-escolar do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral afirmou que “mais do que uma obrigação, este é um dever cívico da autarquia. Reconhecemos a importância da leitura para a formação dos cidadãos do futuro e para o sucesso escolar dos alunos, por isso procuramos, desta forma, contribuir para uma igualdade de acesso à literatura, dotando os nossos alunos de todas as ferramentas necessárias para competir no mesmo patamar que os melhores do mundo”.
Mantendo a sua aposta numa estratégia que visa o desenvolvimento da literacia, digital e em papel, Pedro Nascimento Cabral ainda referiu que “este contacto com os textos, o cuidado com a interpretação e a escrita, são fundamentais para termos gente mais criativa, resiliente e centrada naquilo que é a vida”.
“A literatura é fundamental para adquirirmos conhecimento e sabedoria que nos ensina a superar os obstáculos do dia-a-dia e numa fase em que se constrói personalidades, se molda formas de ser e de estar, que no futuro poderão dar origem a uma sociedade mais feliz e realizada, é fundamental, como instituição pública, podermos contribuir para uma boa educação”, reforçou.
Recorde-se que o Programa de Apoio à Criação de uma Rede de Bibliotecas Escolares destinadas ao 1º Ciclo do Ensino Básico e ao Pré-escolar foi iniciado em 2014 e tem como principal objectivo apoiar as escolas na constituição de acervos bibliográficos vocacionados para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da expressão e compreensão da escrita nas crianças.
No sentido de consolidar uma literacia activa, a autarquia de Ponta Delgada, com este mesmo protocolo, também irá entregar tablets como forma a potencializar a acessibilidade ao conhecimento a um maior número de crianças, com recurso a uma ferramenta educativa que permite encontrar, através da Internet, uma diversidade de obras disponíveis para consulta e/ou aquisição.

Edit Template
Notícias Recentes
Hotel Hilton na Lagoa na mira de mercados de alto valor acrescentado
Padre António Rego homenageado hoje
O melhor do surf nacional arranca hoje na praia de Santa Bárbara da Ribeira Grande
Jovem detido com 16 quilos de droga
Câmara Municipal de Ponta Delgada investe 15 milhões de euros em obras nas freguesias
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores