Edit Template

D. Armando leva “homens e mulheres dos Açores” em encontro papal

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) iniciou na Segunda-feira do Divino Espírito Santo a visita ‘Ad Limina’ dos bispos católicos ao Vaticano, que decorre até hoje, noticia o sítio Igreja Açores.
A iniciativa acontece pela primeira vez desde setembro de 2015 e inclui encontros de trabalho com responsáveis dos organismos centrais de governo da Igreja Católica, os Dicastério da Santa Sé, e uma audiência conclusiva com o Papa Francisco.
A visita, que reforça a união e a comunhão da Igreja particular com a Cabeça da Igreja Universal, o Papa Francisco, é uma oportunidade para os bispos darem a conhecer o estado das dioceses que lhes foram confiadas.
D. Armando Esteves Domingues, que será o primeiro Bispo de Angra, depois de D. António Sousa Braga, a cumprir este mandato canónico, refere que para além do relatório, feito “com a ajuda de responsáveis dos diversos sectores da pastoral diocesana – padres e leigos -, que foi oportunidade para olharmos o que temos e rezarmos ao Espírito Santo para que nos mostre o que devemos ser”, leva “muita esperança”.
“Parto para aquela que se chama “Visita ad Limina” ou “Visita ad Limina Apostolorum”, uma expressão latina que significa ‘visita à entrada [dos túmulos] dos Apóstolos. Juntamente com o relatório sobre a diocese, levo muita esperança, mas, sobretudo, levo no coração todos os homens e mulheres dos Açores”, afirma o Bispo de Angra na hora em que parte para Roma.
“Prometo por todos rezar diante dos túmulos dos Apóstolos e a todos representar nesta peregrinação que visa reforçar a unidade e a comunhão da nossa Igreja particular com a Cabeça da Igreja Universal, o Papa Francisco” diz, ainda, pedindo a comunhão na oração.
“Consciente da minha pequenez, peço humildemente a oração de todos”, remata o 40 º bispo de Angra.
Além da apresentação da situação da diocese de Angra, o bispo diocesano irá também encontrar-se com o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização – 2.ª Secção, Primeira evangelização- Cardeal Luís António Tagle (filipino) por ser o presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.
Este Dicastério é competente para as questões fundamentais da evangelização no mundo e para a instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, sem prejuízo da competência do Dicastério para as Igrejas Orientais.
O Dicastério é constituído por duas Secções: uma, para as questões fundamentais da evangelização no mundo e, a outra, para a primeira evangelização e as novas igrejas particulares nos territórios de sua competência.
O Dicastério para a Evangelização é presidido diretamente pelo Romano Pontífice.
O programa da ‘Ad Limina’, disponível em baixo nesta notícia, prevê quatro momentos de celebração, nas basílicas papais, e uma Missa na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, além de vários encontros com a comunicação social, para dar conta do andamento dos trabalhos.
As questões relacionadas com os abusos sexuais, com a Jornada Mundial da Juventude e com o Sínodo, serão certamente temas de diálogo com os vários representantes da Santa Sé, inclusive com o papa Francisco.
Aquando da apresentação do programa da visita, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa sublinhou que esta visita é “sempre um tempo de escuta e de diálogo”, dos bispos, das dioceses, da Conferência Episcopal e dos vários organismos da Igreja Católica em Portugal.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores