Edit Template

D. Armando leva “homens e mulheres dos Açores” em encontro papal

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) iniciou na Segunda-feira do Divino Espírito Santo a visita ‘Ad Limina’ dos bispos católicos ao Vaticano, que decorre até hoje, noticia o sítio Igreja Açores.
A iniciativa acontece pela primeira vez desde setembro de 2015 e inclui encontros de trabalho com responsáveis dos organismos centrais de governo da Igreja Católica, os Dicastério da Santa Sé, e uma audiência conclusiva com o Papa Francisco.
A visita, que reforça a união e a comunhão da Igreja particular com a Cabeça da Igreja Universal, o Papa Francisco, é uma oportunidade para os bispos darem a conhecer o estado das dioceses que lhes foram confiadas.
D. Armando Esteves Domingues, que será o primeiro Bispo de Angra, depois de D. António Sousa Braga, a cumprir este mandato canónico, refere que para além do relatório, feito “com a ajuda de responsáveis dos diversos sectores da pastoral diocesana – padres e leigos -, que foi oportunidade para olharmos o que temos e rezarmos ao Espírito Santo para que nos mostre o que devemos ser”, leva “muita esperança”.
“Parto para aquela que se chama “Visita ad Limina” ou “Visita ad Limina Apostolorum”, uma expressão latina que significa ‘visita à entrada [dos túmulos] dos Apóstolos. Juntamente com o relatório sobre a diocese, levo muita esperança, mas, sobretudo, levo no coração todos os homens e mulheres dos Açores”, afirma o Bispo de Angra na hora em que parte para Roma.
“Prometo por todos rezar diante dos túmulos dos Apóstolos e a todos representar nesta peregrinação que visa reforçar a unidade e a comunhão da nossa Igreja particular com a Cabeça da Igreja Universal, o Papa Francisco” diz, ainda, pedindo a comunhão na oração.
“Consciente da minha pequenez, peço humildemente a oração de todos”, remata o 40 º bispo de Angra.
Além da apresentação da situação da diocese de Angra, o bispo diocesano irá também encontrar-se com o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização – 2.ª Secção, Primeira evangelização- Cardeal Luís António Tagle (filipino) por ser o presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.
Este Dicastério é competente para as questões fundamentais da evangelização no mundo e para a instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, sem prejuízo da competência do Dicastério para as Igrejas Orientais.
O Dicastério é constituído por duas Secções: uma, para as questões fundamentais da evangelização no mundo e, a outra, para a primeira evangelização e as novas igrejas particulares nos territórios de sua competência.
O Dicastério para a Evangelização é presidido diretamente pelo Romano Pontífice.
O programa da ‘Ad Limina’, disponível em baixo nesta notícia, prevê quatro momentos de celebração, nas basílicas papais, e uma Missa na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, além de vários encontros com a comunicação social, para dar conta do andamento dos trabalhos.
As questões relacionadas com os abusos sexuais, com a Jornada Mundial da Juventude e com o Sínodo, serão certamente temas de diálogo com os vários representantes da Santa Sé, inclusive com o papa Francisco.
Aquando da apresentação do programa da visita, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa sublinhou que esta visita é “sempre um tempo de escuta e de diálogo”, dos bispos, das dioceses, da Conferência Episcopal e dos vários organismos da Igreja Católica em Portugal.

Edit Template
Notícias Recentes
Hotel Hilton na Lagoa com mais de 100 quartos abre amanhã
Bolieiro anuncia apoios de 9,5 milhões de euros para a agricultura açoriana
Detenção de indivíduo por suspeita da prática do crime de ameaça e coacção sobre agente de autoridade
Homem detido na Ilha Terceira com 10,7 quilos de droga
Lagoa possui o maior Parque Tecnológico dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores