Edit Template

Aurora Ribeiro defende maior aposta na ciência e formação dos jovens

A candidata do Bloco de Esquerda dos Açores ao Parlamento Europeu, Aurora Ribeiro, salientou ontem o grande potencial da biodiversidade dos Açores e defende maior aposta na ciência e na formação dos jovens
Numa visita à empresa de biotecnologia Algicel, na ilha de São Miguel, que explora a produção de microalgas para produtos ligados ao sector da saúde e bem-estar, a candidata do Bloco de Esquerda pelos Açores ao Parlamento Europeu destaca o valor da biodiversidade dos Açores como factor de desenvolvimento da Região.
Neste caso trata-se de uma alga de água doce, mas há também um grande potencial nos Açores para a biotecnologia no mar: “Se pensarmos na grande diversidade que existe no nosso mar, conseguimos perceber que há aqui um grande potencial para exploração” e que “há ainda outras áreas que poderão estar por descobrir”, afirmou Aurora Ribeiro.
A candidata do Bloco defende que a Europa deve fazer uma grande aposta na ciência e na investigação não só na ciência aplicada, mas também na ciência fundamental.
Aurora Ribeiro alerta que o nível de investimento em ciência, investigação e tecnologia é ainda baixo nos Açores, em comparação com muitas outras regiões da Europa, e que para mudar esta situação é preciso apostar na formação dos jovens.
Esta aposta deve começar por medidas de combate ao abandono escolar e também por investir em melhorar os níveis de formação e qualificação dos jovens.
Quanto aos apoios dirigidos às empresas de investigação, Aurora Ribeiro defende “uma adaptação à realidade regional”, considerando que atualmente, muitas vezes os critérios de acesso e as áreas prioritárias não coincidem com as prioridades das empresas.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores