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Consultas Externas vão reabrir segunda-feira no HDES

O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), que sofreu um incêndio em 4 de Maio, realizou 5.883 consultas, com uma média diária de 245, entre esse dia e Terça-feira passada, anuncio o Conselho de Administração.
Os responsáveis do HDES referem que, “presentemente, tem 199 utentes internados e, até ao final do dia 28 de Maio [Terça-feira), já haviam sido concedidas 525 altas, exceptuando as 93 altas precoces concedidas no dia 4 de Maio”.
Segundo a nota de imprensa do HDES, entre 4 e 28 de Maio foram realizadas 161 cirurgias, sendo que 110 foram urgentes.
“Destacamos uma média diária de atendimentos urgentes de 283 utentes, com tendência demonstrada para aumentar, pelo que reforçamos a necessidade de fazer um uso responsável dos recursos disponíveis, através do contacto prévio com a Linha de Saúde Açores ou com o Número de Emergência Nacional para triagem e orientação”, aponta o hospital.
Entretanto, a instalação do terceiro e último Posto de Transformação que permitirá o abastecimento de energia à zona norte do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), ficará concluída na Sexta-feira.
Os responsáveis do HDES afirmam que a reabertura da central de esterilização “revelou-se mais demorada, pela necessidade imprevista da realização de uma pequena obra de substituição de piso antes que se possam, então, efectuar e concluir as operações de limpeza e respectivas testagens”.
No comunicado do HDES, adianta-se que “estão concluídos os testes necessários nas condutas de ar condicionado e gases medicinais na zona nascente do hospital – internamentos, laboratórios, Imagiologia e Farmácia”.
Na Segunda-feira, a consulta externa “retomará a sua actividade, devendo os utentes apresentar-se nas suas consultas conforme previamente agendadas e sem necessidade de contacto prévio”, cumprindo as suas marcações.
“Esta informação é válida para praticamente todas as especialidades, à excepção da Endocrinologia, Medicina Interna, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Psicologia e Pediatria, para as quais os utentes devem continuar a aguardar um contacto telefónico por parte de um profissional do HDES para marcação”, informa-se no comunicado.

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