Edit Template

Já está disponível o 7º volume da Obra Completa de Vitorino Nemésio

Já está disponível para entrega o sétimo volume da Obra Completa de Vitorino Nemésio, que integra os títulos ‘Corsário das Ilhas’ e ‘O Retrato do Semeador’, numa edição conjunta da Companhia das Ilhas e Imprensa Nacional, com Direcção literária de Luiz Fagundes Duarte.
«Na edição original de ‘Corsário das Ilhas’, Vitorino Nemésio deixou-nos uma ‘advertência’ onde dava a conhecer o contexto em que as crónicas haviam sido escritas (o de duas viagens aos Açores, uma delas com passagem pela Madeira), e o carácter formal de que se revestiam: narrativa de viagens e memórias.
Afirmava ainda entendê-las como um ‘jornal’ escrito e falado, a partir de intervenções no Diário Popular e ao microfone da Emissora Nacional, em cuja categoria integra também ‘Ondas Médias’ e ‘O Segredo de Preto’ e ‘Outros Caminhos’.
Só mais tarde, aquando da publicação da edição crítica das Obras Completas de Vitorino Nemésio, empreendida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, é desenvolvido um esforço de interpretação destes textos,
A presente edição procurou ser o mais fiel possível às escolhas de Nemésio, apenas aproveitando a divisão em parágrafos que o autor afirmou preferir.
Este é o segundo volume da série Crónica da Obra Completa de Vitorino Nemésio. Com esta edição, destinada a um público vasto, em que cada volume é revisto e apresentado por um especialista na matéria, a Imprensa Nacional e a editora Companhia das Ilhas dão um contributo decisivo para a divulgação e o conhecimento da obra de um dos escritores que ficarão para a história da literatura portuguesa do século xx.» [Luiz Fagundes Duarte]

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores