A Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, marcou presença na cerimónia de inauguração do segundo edifício do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – Nonagon, que vem conferir à Lagoa o maior Parque Tecnológico dos Açores.
De referir que o concurso de empreitada para a construção deste edifício, edificado no Lote 32 do Tecnoparque, foi lançado em Março de 2020, ainda pelo anterior Governo Regional dos Açores, sendo que a autarca considera fulcral que, rapidamente, as empresas possam usufruir deste edifício, que tem espaços para as empresas e empresas embrionárias, uma sala de reuniões, um espaço de “cowork”, um “fablab”, computação de alto desempenho e um “open space”, destinado a uma sala de convívio para todo o complexo.
Por outro lado, este edifício tem capacidade para alojar 20 a 30 empresas e criar cerca de 250 postos de trabalho, sendo que, a obra, orçada em cerca de 7 milhões de euros, foi financiada em 85% por fundos europeus.
Para Cristina Calisto, “o NONAGON é um espaço importante para todos os Açorianos, principalmente porque é um local atractivo para empresas e empresários, pois permite atrair empresas que desenvolvem os seus projectos na Lagoa, em áreas tão diversas como a inovação, investigação e tecnologia”.
Para a autarca torna-se agora pertinente programar o desenvolvimento e a construção do terceiro edifício, para que o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel prossiga o seu desenvolvimento.